Química Analítica I

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01004807
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Química Geral I e II, Química Física I, Química Inorgânica, Técnicas Laboratoriais de Química, Laboratórios de Química I.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas permitem fundamentar o ensino em bases sólidas de química, que são  utilizadas para a compreensão dos diferentes aspectos de química analítica. Estas aulas  são apoiadas por apresentações com meios audiovisuais. O ensino teórico-prático acompanha a matéria das aulas teóricas com a intervenção activa dos alunos na discussão da resolução dos problemas que são fornecidos no início do semestre e são objecto de estudo antes da respectiva aula.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem como objectivo fornecer uma perspectiva do papel da Química Analítica na ciência e na sociedade, dar noções introdutórias de tratamento de dados e de validação de métodos de análise pondo em evidência a sua importância na qualidade de resultados, e apresentar e discutir os princípios fundamentais e as aplicações de métodos volumétricos e gravimétricos de análise química e de alguns métodos de análise térmica e cromatográficos.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Introdução: O objectivo da Química Analítica. O papel da Química Analítica na ciência e na sociedade. Processo analítico. Fases do processo analítico.

2- Introdução ao tratamento de dados em Química Analítica:Tipos de erros em química analítica. Exactidão e precisão. Tratamento estatístico de dados experimentais: média, desvio padrão, intervalos e testes de confiança, rejeição de dados. Métodos de calibração. Regressão linear. Limites de detecção e de quantificação. Incerteza e sua quantificação.

3- Introdução à validação de métodos de análise

4- Métodos volumétricos e gravimétricos.Aspectos analíticos de reacções de ácido-base, oxidação-redução, complexação e precipitação. Análise gravimétrica.

5- Métodos de análise térmica. Análise térmica diferencial (DTA) e calorimetria diferencial de varrimento (DSC), termogravimetria (TG)

6- Métodos cromatográficos: cromatografia de gás (GC), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), cromatografia de fluidos supercríticos (SFC).

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Margarida Roseiro Maria Estronca

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

 -Fundamentos de Química Analítica, D. Skoog, D. M. West, F.  J. Holler, S. R. Crouch, Thomsom, S. Paulo, 2006.

 

- Princípios de Análise Instrumental, D. A. Skoog, F. J. Holler, T. A. Nieman,  Bookman, São Paulo, 2002.

 

-Quantitative Chemical Analysis, D.C. Harris, W. H. Freeman, New York, 2003.

 

- Analytical Chemistry, R. Kellner, J.-M. Mermet, M. Otto, H. M. Widmen, Wiley-VCH, Weinheim, 1998.

 

- Introduction to Thermal Analysis-Techniques and Applications, M. E. Brown, Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, 2001.