Inovação e Empreendedorismo

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02031277
Área Científica
Economia e Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Economia de empresas, Gestão financeira, Estrategia e Planeamento, Marketing.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos associados aos assuntos abordados na unidade curricular, recorrendo aos meios áudio visuais disponíveis. Algumas aulas consistem em seminários proferidos por oradores convidados.

Nas aulas teórico-práticas serão discutidos casos de estudo que permitam ilustrar os diversos passos, desde a geração da ideia até à criação do negócio. Os alunos devem realizar ao longo do semestre vários trabalhos práticos. Nas aulas teórico-práticas os alunos serão convidados a apresentar os seus trabalhos, sendo fomentada a discussão dos resultados entre os alunos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular consiste em dotar os alunos com conhecimento e competências na área da inovação e do empreendedorismo, com particular enfoque na transformação de uma ideia de negócio numa realidade organizacional concreta. Após a realização desta unidade os alunos deverão ser capazes de:(1) compreender o conceito de inovação e os processos de sua gestão, com particular enfase nas normas NP 4457/2007 (2) compreender o conceito de empreendedorismo e as perspectivas teóricas que o suportam; (2) compreender e distinguir os vários tipo de empreendedorismo; (3) compreender o processo de geração de ideias; (4) Saber recolher a informação necessária para realizar uma análise de viabilidade da ideia e redigir um “draft” de um plano de negócios

Estágio(s)

Não

Programa

Inovação: importância, sistemas formais para a gestão da inovação, as normas NP4457/2007

Introdução ao empreendedorismo – o empreendedorismo e a sua importância; tipos de empreendedorismo; caracterização de empreendedorismo e empreendedor; o empreendedorismo em números.

Reconhecer oportunidades e gerar ideias de negócio.

Análise de viabilidade.

O plano de negócios.

Propriedade intelectual.

Docente(s) responsável(eis)

Aldora Gabriela Gomes Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Saraiva, P., Empreendedorismo, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.

Bessant, J. and Tidd, J., Innovation and entrepreneurship, John Wiley and Sons, 2011.

Barringer, B., Preparing Efective Business Plans: An Entrepreneurial approach, Prentice Hall, 2009.