Laboratórios de Bioquímica Inorgânica

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015246
Área Científica
Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Química Orgânica, Quimica Geral, Bioquímica de Proteínas, Ácidos Nucleicos e Lípidos e Bioquímica Inorgânica (que é leccionada no mesmo semestre).

Métodos de Ensino

Aulas laboratoriais: os alunos preparam e executam trabalhos práticos, interpretam e analisam criticamente os resultados, propõem alternativas face aos problemas encontrados e apresentam relatorio. Uso de lab apropriado com espectrofotometros uv/vis e todo equipamente necessário.

Projecto: os alunos planeiam experiências ou discutem tópicos, no âmbito desta UC. Sessões paralelas de análise de problemas específicos, interpretação de dados experimentais, discussão de temas de projecto e esclarecimento de dúvidas (uso de meios informáticos e links específicos na internet)

Resultados de Aprendizagem

Aprendizagem e aperfeiçoamento de técnicas laboratoriais e procedimentos experimentais quando da sua aplicação ao estudo e compreensão de determinados conceitos como: propriedades inorgânicas de iões metálicos e sua capacidade de coordenação, estabilidade termodinamica e cinetica dos complexos formados e estudo das suas propriedades espectroscópicas e magnéticas; interacção de iões metálicos com moléculas biológicas como proteinas, ácidos nucleicos ou lípidos, e correlação com a respectiva função in vivo. No final desta unidade curricular pretende-se que o aluno: conheça a estrutura e a reactividade de biomoléculas; aplique técnicas de caracterização estrutural, incluindo a espectroscopia; possua conhecimentos de termodinâmica e saiba aplicá- los a sistemas biológicos; domine os princípios básicos de bioinformática; adquira prática de pesquisa bibliográfica, leitura e interpretaçãode artigos científicos em inglês.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Complexos de metais de transição: síntese, determinação da estequiometria,  constante de estabilidade termodinâmica, propriedades espectroscópicas e magnéticas. Efeito de vários ligandos e iões.

2. Interacção ião metálico/proteína por espectroscopia de vis/uv: analise bandas d-d e transferência de carga. Estudos de competição com diferentes iões e ligandos.

3. Interacção  ião metálico/ácido nucleico: efeito de iões alcalinos, alcalino-terrosos e de transição na estabilidade da dupla hélice por espectroscopia vis/uv.

4. Interacção ião metálico/lípídos: efeito sobre a estabilidade, permeabilidade e potencial de membrana.

5. Metaloenzimas: efeito da substituição  isomórfica do ião na actividade enzimática. Ilustração com uso de programas de modulação molecular online.

6. Projecto: monografia e exposição oral-tema no âmbito desta UC.

Os trabalhos funcionam simultaneamente em todas as aulas, executados, de um modo rotativo, por grupos de 2 alunos.

Docente(s) responsável(eis)

Ângelo José Ribeiro Tomé

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%

Avaliação
Projecto: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

E.I. Ochiai, D.R. Williams (1999) Laboratory Introduction to Bioinorganic Chemistry, Macmillan P.

 

S.J. Lippard and J.M. Berg (1994) Principles of Bioinorganic Chemistry, University Science Books, Mill Valley, Califórnia.

 

W. Kaim and B. Schwederski (1994) Bioinorganic Chemistry: Inorganic Elements in the Chemistry of Life, Wiley, Chichester, U.K.

 

D.E. Fenton (1995) Biocoordination Chemistry, Oxford University Press, Oxford, U.K.

 

 W. Kaim (2005) Bioinorganic Chemistry, John Wiley and Sons Ltd.

 

J. Casas, V. Moreno, A. Sánchez, J. L. Sánchez, J. Sordo. Síntesis S.A. (2002) Química Bioinorgánica

 

 A.Cavaleiro (1999) Química Inorgânica Básica, Universidade de Aveiro ed., Aveiro, Portugal

 

Metal Ions in Biological Systems", H.Sigel Ed., Marcel Dekker, New York, 1974-1996, vols 1-presente.

 

Published papers in the Bioinorganic Chemistry area, mainly those involving studies of the inetraction of metal ions with relevant biological molecules using different spectroscopic techniques