Laboratórios de Química I

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01004783
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º ano completo.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular tem como objectivo complementar as disciplinas teóricas do segundo ano. Como disciplina experimental envolve uma série de trabalhos práticos dirigidos à aprendizagem em cada uma das áreas: Química Orgânica, Química Teórica e Estrutural, Química Física, Química Inorgânica e Química Biológica. Serão necessárias 10 horas (2 aulas) para realizar a maior parte dos trabalhos experimentais, incluindo a discussão dos resultados e o relatório.

Resultados de Aprendizagem

Laboratórios de Química I é uma disciplina experimental articulada com as disciplinas teóricas de Química do segundo ano das Licenciaturas em Química e em Química Medicinal: Química Orgânica I, Química Teórica e Estrutural (só para a Licenciatura em Química), Química Física I (ou Química Física Médica para a Licenciatura em Química Medicinal), Química Inorgânica, Química Biológica (só para a Licenciatura em Química Medicinal). Reconhecer e aplicar no nível experimental princípios básicos das disciplinas de Química indicadas. Capacidade de analisar, sintetizar e compreender. Aquisição de competências que lhe permitam comunicar os resultados e conclusões dos estudos experimentais de modo claro.

Estágio(s)

Não

Programa

Trabalhos práticos a realizar:

1. Determinação da estequiometria e cálculo aproximado da energia de Gibbs padrão de formação de um complexo.

2. Síntese e caracterização do ácido acetilsalicílico.

3. Contribuição dos gra us de liberdade translacionais, vibracionais e rotacionais para a capacidade calorífica de uma molécula diatómica.

4. Síntese de complexos de cobalto (III) e sua caracterização por espectrofotometria de absorção no visível.

5. a) Determinação de volumes parciais molares (alunos de Química).

  b) Determinação da Temperatura de Transição de fase sólido-líquido em Bicamadas de Glicerofosfatidilcolinas – efeito do comprimento da cadeia acilo e da presença de colesterol (alunos de Química Medicinal).

6. a) Aplicações da teoria quântica aos movimentos translacional e vibracional de sistemas químicos (alunos de Química).

 b) Cinética enzimática: efeito da concentração de substrato e de enzima, da temperatura e do pH, na velocidade de uma reacção (alunos de Química Medicinal).

Docente(s) responsável(eis)

Dina Maria Bairrada Murtinho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

Bibliografia recomendada nas disciplinas de Química Orgânica I, Química Teórica e Estrutural, Química Física I, Química Inorgânica e Química Biológica / The bibliography recommended for the disciplines of Organic Chemistry I, Structural and Theoretical Chemistry, Physical Chemistry and Biological Chemistry.