Introdução à Biologia

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01015164
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas, os conceitos são suportados por dados experimentais retirados da literatura e convertidos em formato digital para projecção na aula. Os estudantes são solicitados a interpretar os resultados apresentados e, com o apoio do docente, retirar conclusões conducentes ao estabelecimento de conceitos ou princípios gerais. Nas aulas teórico-práticas e práticas o método científico é discutido nas suas várias etapas e exemplificado. O estudante é incentivado, em trabalhos orientados pelo docente, a desenhar um percurso metodológico com vista à investigação de questões muito simples.

Resultados de Aprendizagem

Integrando-se a presente disciplina de Biologia no primeiro ano do curso de Bioquímica, ela foi concebida no sentido de despertar o interesse dos estudantes pela “lógica molecular” dos fenómenos biológicos, estabelecendo um conjunto de princípios que, desde a emergência das primeiras formas de vida até aos nossos dias, alicerçam a Vida nas suas mais diversas manifestações. Desta forma, dar-se-á ênfase aos mecanismos e processos bioquímicos que são partilhados por todos os seres vivos no nosso planeta e os estudantes tomarão conhecimento de conceitos fundamentais que permitem compreender os fenómenos biológicos ao nível molecular.

Considerando a dimensão social da Biologia, a presente disciplina visa também o desenvolvimento de competências relacionadas com a atitude e a formulação de juízos de valor para além das competências de natureza conceptual.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. A Biologia e a Bioquímica como Ciências da Vida. Proposta de alguns temas-chave que se alicerçam em conceitos fundamentais de Biologia e Bioquímica.
  2. Os sistemas vivos e as características bioquímicas que revelam a unidade que subjaz a diversidade de vida e refletem a existência de um ancestral comum. A árvore da vida.
  3. A química das macromoléculas e as suas interações como constituindo a base molecular da vida. Composição e características estruturais das biomoléculas que as tornam adequadas à vida; relação estrutura-função.
  4. A célula como unidade básica da Vida. Organização e dinâmica interna da célula. Organelos: morfologia e funções. O papel das membranas biológicas na compartimentalização celular e sistema endomembranar.  Tráfego intracelular de vesículas.
  5. Sinalização e comunicação celular.
  6. Princípios gerais das transformações de energia nas células. Diferentes estratégias de obter energia.

       7.    Ciclo celular e morte celular. Diferenciação celular e formação de tecidos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pratas Alvarez

Métodos de Avaliação

Avaliação
Desempenho nas aulas práticas e teórico-práticas: 10.0%
Exame: 90.0%

Bibliografia

1. Life-The Science of Biology, Sadava, D., Hillis, D.M., Heller, H.C., and Berenbaum, M.R., W.H. Freeman and Company, 10th edition, 2015.

2.Campbell Biology, Reece, J.B., Urry, L.A., Cain, M.L., Wasserman, S.A., Minorsky, P.V. and Jackson, R.B., Pearson Education, 9th edition, 2011.

3. Biochemistry, Berg, J.M., Tymoczko, J.L. and Stryer, L., W. H. Freeman and Company, NY, 7th edition, 2012.

4. Lehninger Principles of Biochemistry, Nelson, D.L. and Cox, M.M., Worth Publishers, NY, 6th edition, 2013.