Práticas de Paz, Desenvolvimento e Humanitarismo

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02031201
Área Científica
Ciência Política-Relações Internacionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os/as alunos/as deverão ter um conhecimento teórico sobre os conceitos de violência, paz, desenvolvimento e humanitarismo, bem como sobre os atores, processos e dilemas presentes nas dinâmicas de intervencionismo global.

Métodos de Ensino

As aulas serão em regime de seminário organizado em módulos e consistirão do debate de temáticas e experiências práticas variadas nas três áreas fundamentais: paz, desenvolvimento e humanitarismo.

Resultados de Aprendizagem

Com este seminário pretende-se que os/as estudantes articulem e confrontem os conhecimentos teóricos e conceptuais adquiridos nos restantes seminários a partir (1) do contacto e diálogo com especialistas convidados com experiência prática nas áreas da paz, desenvolvimento e humanitarismo; (2) da análise crítica de documentários que se debruçam sobre esses temas; e (3) de simulações e trabalho de grupo que permitam aos estudantes pôr em prática estes conhecimentos. Para esse efeito, o seminário inclui tanto experiências e vozes mais mainstream e institucionais, como visões mais críticas do modus operandi do intervencionismo global, permitindo aos estudantes fundamentar as suas análises com base nas perspetivas divergentes e/ou convergentes apresentadas e discutidas em aula.

Estágio(s)

Não

Programa

1.         Experiências práticas de paz, desenvolvimento e humanitarismo: Testemunhos Pessoais

1.1       Organizações Internacionais

1.2       Organizações da Sociedade Civil

1.3       Governos doadores

 

2.         Análise Crítica de Documentários

2.1       Manutenção e Consolidação da Paz

2.2       Assistência Humanitária

2.3       Projetos de desenvolvimento

 

3.         Exercícios de simulação e trabalhos de grupo

Docente(s) responsável(eis)

Bernardo da Silva Relva Teles Fazendeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

A definir / To be defined.