Química Geral I
1
2012-2013
01004739
Química
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular visa proporcionar o início de uma formação geral e básica, mas suficientemente ampla, em Química que permita a aquisição de conhecimentos mais específicos dentro de cada uma das suas áreas (orgânica, inorgânica, analítica, química-física, biológica) e nas suas aplicações em ciência e tecnologia, evidenciando simultaneamente a centralidade da Química na Sociedade. É leccionada com recurso a aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas têm como objectivo a apresentação, desenvolvimento e discussão das matérias que constituem o conteúdo programático da disciplina. Apesar do carácter propedêutico da disciplina procurar-se-á incentivar a participação dos alunos. As aulas teórico-práticas serão utilizadas para o diagnóstico e remediação das dificuldades dos alunos, em regime tutorial adequado a uma aprendizagem a “ritmo próprio”.
Resultados de Aprendizagem
Considerar diferentes porções de matéria no Universo em termos de conceitos básicos (substâncias, elementos, compostos e misturas, átomos, moléculas, etc.) com recurso a “modelos científicos” na perspectiva da ligação do mundo macroscópico à interpretação microscópica da química.
Saber utilizar aspectos gerais da linguagem química relativa à designação e formulação dos elementos e compostos químicos utilizando a nomenclatura estabelecida pelo sistema IUPAC e/ou sistemas tradicionais mais correntes.
Possuir um entendimento claro dos aspectos mais básicos da química que se relacionam com as leis ponderais, o conceito de mole, o uso de massas moleculares e massas molares e com a estequiometria nas reações químicas.
Adquirir novos conceitos básicos e reforçar os adquiridos previamente: composição da matéria; estrutura do átomo; propriedades periódicas dos elementos e dos seus compostos abarcando um conhecimento da Tabela Periódica e o significado das relações que estabelece; ligação química e estruturas (moleculares e não moleculares); interações responsáveis pelos diferentes estados de agregação da matéria.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Unidades, medição e equações.
2. Estados da matéria.
3 Teoria atómica.
4 Ligação química.
5. Simetria.
Docente(s) responsável(eis)
Alberto António Caria Canelas Pais
Métodos de Avaliação
Continua
Resolução de problemas : 10.0%
Exame: 40.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
JONES, Loretta; ATKINS, Peter. Chemistry: Molecules, Matter, and Change. 4 edição. Nova Iorque: W. H. Freeman.
CHANG, Raymond (2005). Química. 8ª edição. Lisboa: McGraw-Hill.
KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul M. Jr; HARMAN, Patrick A. (2003). Chemistry and Chemical Reactivity. 5ª edição. EUA: Thomson-Brooks/Cole, Belmont.