Estratégia e Planeamento

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02031058
Área Científica
Ciências da Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Avaliação

Exame 50%;

Trabalhos de grupo 50%.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Fornecer aos alunos uma perspetiva dos principais conceitos de estratégia e dos instrumentos para análise do contexto externo e interno da empresa focal, caracterização da natureza das estratégias prosseguidas e identificação dos mecanismos de formação de estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais. Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão.

Competências: Espera-se que os alunos entendam como se desenvolve o processo de gestão estratégica numa organização e que adquiram um novo quadro mental que lhes permita pensar estrategicamente e planear estratégias de negócio e empresariais. Espera-se ainda que adquiram conhecimentos de estratégia e capacidades de pesquisa, análise e decisão que lhes permitam elaborar planos de negócio e participar no planeamento estratégico de uma organização.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Conceito de estratégia; Gestão estratégica; Sucesso empresarial; Planeamento e Pensamento estratégico

2. Missão e estratégia: Visão empresarial; Missão, objetivos e valores

3. Análise estratégica: Análise do meio envolvente; Análise da empresa

4. Identificação e avaliação de estratégias de negócio: Bases das vantagens competitivas; Estratégias genéricas e fontes de vantagem; Vantagem competitiva e cadeia de valor; Sustentabilidade das vantagens competitivas; Competição e colaboração; Teoria dos jogos

5. Identificação e avaliação de estratégias da empresa: Estratégias de produtos-mercados; Estratégias de integração; Estratégias de internacionalização; Estrutura organizacional e estratégia; Gestão da carteira de negócios

6. Controlo estratégico: Plano estratégico; Avaliação estratégica; Balanced scorecard.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Johnson, G., Scholes, K., Whittington, R., EXPLORING CORPORATE STRATEGY, FT Prentice Hall

 

López, J., Martín, L., LA DIRECCIÓN ESTRATÉGICA DE LA EMPRESA, Thompson Civitas

 

Grant, R., Jordan, J., FOUNDATIONS OF STRATEGY, John Wiley & Sons Ltd