Bioquímica

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01004706
Área Científica
Ciências Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

A metodologia aplicada está adaptada aos condicionalismos e estruturas existentes.
O ensino terá uma componente teórica onde os alunos adquirirem conhecimentos e o modo de os integrar através de questões levantadas ao longo das aulas quer pelo docente quer pelos alunos.
A outra componente será teórico-prática que, dado o número mais reduzido de alunos por turma, permitirá implementar continuamente estratégias de resolução de questões colocadas por grupos de alunos aos colegas, estimulando a competição por via da aquisição de conhecimentos.

Resultados de Aprendizagem

É objectivo desta unidade curricular a aquisição de conhecimentos sobre a relação existente entre as características químicas e estereoquímicas e a função das biomoléculas. No final desta unidade curricular os alunos deverão saber: correlacionar a estrutura e reactividade química das biomoléculas com as suas funções biológicas; fundamentar, as estratégias enunciadas na resolução de problemas concretos, usando os conhecimentos aprendidos inclusive sobre mecanismos e cinética enzimática . É ainda objectivo desta unidade curricular a aquisição de capacidade de aprendizagem autónoma seja pesquisando informação na literatura mais relevante disponível na web e em bibliotecas.
Esta disciplina constitui uma base de apoio para disciplinas subsequentes, permitindo ao aluno um domínio apreciável sobre os fundamentos da relação estrutura-função biológica e uma capacidade acrescida para interpretação crítica da literatura científica sobre biomoléculas e o comportamento da células.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Constituição química das principais biomoléculas. Grupos funcionais e reacções de formação dos biopolímeros. Conformação e configuração: importância na estrutura e função das biomoléculas. Interacções entre biomoléculas: estereoespecificidade e estereoselectividade
2. Biomoléculas
2.1 Hidratos de Carbono. Monossacarídeos e polissacarídeos. Determinantes estruturais e conformacionais
nas propriedades químicas e biológicas. Glicoproteínas e glicolípidos: estrutura e função
2.2 Ácidos Nucleicos. Estrutura e propriedades químicas das unidades monoméricas e polímeros e informação genética
2.3 Lípidos. Estruturas químicas e funções
2.4 Aminoácidos: estrutura e propriedades. Configuração e conformação da ligação peptídica. Gráficos de Ramachandran. Proteínas: organização estrutural. Proteínas simples e conjugadas.
3. Enzimas. Tipos de catálise. Mecanismos e cinética
4. Introdução ao metabolismo de hidratos de carbono e lípidos.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Margarida Malaquias Pires Urbano

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Even though there is no recommended bibliography, because major scientific literature on the syllabus is available free online, students may consult the following major biochemistry books

1. D. L. Nelson & M. M. Cox (2010) Lehninger Principles of Biochemistry, 6th ed., W.H. Freeman and Company, New York, USA

2. J. M . Berg, J. L. Tymoczko & L. Stryer (2007) Biochemistry, 6th ed., W. H.Freeman and Company, New York, USA

3. R.H. Garrett & C.M. Grisham (2000) Biochemistry, 2nd ed., Saunders College, Publishing, Orlando, USA