Laboratórios de Biologia Molecular

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01004563
Área Científica
Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia Molecular ou estar a frequentar esta disciplina.

Métodos de Ensino

Exposição teórica dos itens a abordar em cada aula seguida de realização do trabalho prático. No trabalho prático os alunos estão divididos por grupos, desenvolvendo projetos com técnicas em Biologia Molecular, segundo um protocolo experimental. Ao longo da execução do protocolo é discutida a metodologia utilizada. No final os resultados são analisados, discutidos e feito um relatório da atividade na forma de artigo científico. As aulas de bioinformática têm cariz teórico-prático. O projeto teórico-prático aplica e consolida todos os conhecimentos adquiridos ao longo das várias aulas práticas.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é a aquisição de conhecimentos técnicos e práticos sobre as principais tecnologias de biologia molecular e conhecimentos básicos em bioinformática do ponto de vista do utilizador. Para isso os alunos deverão desenvolver competências e adquirir conhecimentos em técnicas básicas como PCR, genotipagem, clonagem de DNA, análise de restrição, expressão e purificação de proteína recombinante em sistemas heterólogos. Numa segunda etapa pretende-se que os alunos desenvolvam competências na área da bionformática. A aquisição de conhecimentos e princípios básicos de diferentes aplicações de bioinformática será feita usando a informação e as ferramentas disponíveis na internet.

Estágio(s)

Não

Programa

Estudo de sequências de DNA e genotipagem.

Amplificação de um fragmento de DNA por PCR e análise do produto amplificado em gel de agarose.

Clonagem de DNA: Ligação do produto amplificado por PCR a um vetor de clonagem; Preparação de células competentes e transformação de ligação; Seleção de clones recombinantes – princípio de inativação por inserção; Isolamento de DNA plasmídico; Análise de restrição de DNA plasmídico.

Expressão e purificação de proteína recombinante expressa: Purificação de uma proteína de fusão; Análise do processo de expressão e purificação em gel de poliacrilamida em condições desnaturantes (SDS-PAGE) e Western blot.

Bioinformática: aplicações e desafios atuais. Princípios básicos de utilização de bases de dados como BLAST, PFAM, InterPro, entre outras.

Docente(s) responsável(eis)

Anabela Pinto Rolo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 30.0%
Dois relatórios das aulas práticas, 15% cada, mas requisito de 7,5% em cada relatório para aprovação à disciplina: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

T.A. Brown (2006) Gene Cloning and DNA Analysis, 5th ed., Wiley Blackwell; ISBN: 1405111216.

F.M. Ausubel, R. Brent, R.E.  Kingston, D.D. Moore, J.G. Seidman, J.A. Smith; K. Struhl eds. (2003)l Current Protocols in Molecular Biology, John Wiley & Sons, Inc.

M.R. Green and J. Sambrook (2012) Molecular Cloning: A laboratory Manual, 4th ed., Cold Spring Harbor Laboratory Press; New York

H. Lodish, A. Berk, C.A. Kaiser, M. Krieger, M.P. Scott, A. Bretscher, H. Ploegh, P.T. Matsudaira (2007) Molecular Cell Biology, 6th ed.,  W.H. Freeman and Company