Antropologia do Desenvolvimento e da Ajuda Humanitária
1
2019-2020
02030980
Antropologia Social e Cultural
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade está organizada em aulas de exposição teórica pelo docente baseadas em bibliografia de leitura prévia obrigatória, e sessões de seminário dedicadas à apresentação e debate de ‘trabalho em curso’ desenvolvido pelos alunos.
A avaliação é constituída por um trabalho final individual sobre um dos tópicos do programa, à escolha dos alunos, mas com acompanhamento tutorial individual por parte do docente.
Resultados de Aprendizagem
Este curso aborda dois campos contíguos de conhecimento - o desenvolvimento e a ajuda humanitária. Assim, ele irá traçar a origem das narrativas do desenvolvimento e ajuda humanitárias; desvendar os complexos processos históricos que levaram ao atual entendimento desses conceitos, analisar as principais teorias e abordagens, examinar como estes, em conjunto com outros conceitos tais como crise, emergência e intervenção, são uma das categorias de organização da ação política e ordem social noutros contextos.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso explora o impacto de vários processos – programas de saúde, intervenções humanitárias, programas de desenvolvimento, esforços de manutenção da paz - de intervenção na vida dos indivíduos e "comunidades locais". Pretende responder à questão do que é o (sub)desenvolvimento. No contexto da crescente diminuição do Estado-nação e aumento de novas formas de governação, quando deve ter o direito de intervir? Ou quando esta omissão pode ser vista como uma falha ética? Quando é que as intervenções podem ser vistas como processos de implementação de direitos humanos ou imperialismo cultural, ou como resposta crucial para as populações marginalizadas dentro do Estado-nação?
Em relação ao desenvolvimento, são abordadas as consequências sociais no terreno dos projetos de modernização em grande escala, do Banco Mundial, do FMI ou Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
Docente(s) responsável(eis)
Filipa da Mota Alvim de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
1. Marcel Mauss. Ensaio Sobre a Dádiva.
2. Mary-Jo DelVecchio Good, Sandra T. Hyde, Sarah Pinto, Byron J. Good. (2008). Postcolonial Disorders.
3. Carolyn Nordstrom. 2005. Shadows of War: Violence, Power and International Profiteering in the Twenty-First Century.
4. Megan Vaughan. 1992. Curing their Ills: Colonial Power and African Illness.
5. Gilbert Rist, 2002,The History of Development: From Western Origins to Global Faith, Zed Books.
6. De Waal, Alex, 1998, Famine Crimes: Politics and the Disaster Relief Industry in Africa, Indiana Univ. Press.
7. James Ferguson, The Anti-Politics Machine: "Development", Depoliticization, and Bureaucratic Power in Lesotho.
8. Scott, James 1998. Seeing Like a State: How Certain Schemes To Improve the Human Condition Have Failed. New Haven, CT: Yale University Press.
9. Mosse, David. 2004. Cultivating Development: An Ethnography of Aid Policy and Practice. London,Pluto Press.
10. Peter Redfield. 2013. Life in Crisis: The Ethical Journey of Doctors Without Borders.
11. Erica Bornstein, The Spirit of Development: Protestant NGOs, Morality, and Economics in Zimbabwe.