Etnografia Digital
1
2019-2020
02030952
Antropologia Social e Cultural
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas e em regime de seminário com discussão e análise de textos e/ou filmes.
Resultados de Aprendizagem
O curso pretende levar os alunos a pensar sobre o lugar do digital na cultura; pretende-se também ponderar as implicações que as culturas digitais têm para a antropologia e para as suas práticas metodológicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
As tecnologias digitais estão presentes em todos os quadrantes do nosso quotidiano. Telefones móveis, computadores pessoais e tablets, consolas de jogos, intervenções cirúrgicas, sistemas de video-vigilância, televisão, são alguns dos exemplos em que as tecnologias digitais imperam. A pergunta que se nos coloca imediatamente é a seguinte: e que quotidiano reinventado é este? De que forma é que, por exemplo, as redes sociais alteraram as formas de sociabilidade que conhecíamos? Que processo civilizacional é este que faz inscrever em si as tecnologias digitais?
Docente(s) responsável(eis)
Mónica Alexandra de Almeida Monteiro Saavedra
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Dyson, George (2012), Turing’s cathedral: the origins of the digital universe, Londres, Allen
Lane.
Hayles, Katherine (1999), How we became posthuman: virtual bodies in cibernetics, literature,
and informatics, Chicago e Londres, The University of Chicago Press.
Horst, Heather A. & Daniel Miller (2012) (ed.), Digital anthropology, Londres & Nova Iorque:
Berg.
Manovich, Lev (2013), Software takes command, Nova Iorque & Londres: Bloomsbury
Academic.
Miller, Daniel & Don Slater (2000), The internet: an ethnographic approach, Londres & Nova
Iorque: Berg.
Parry, Ross (2007) Recoding the museum: digital heritage and the technologies of change,
Londres & Nova Iorque: Routledge
Parry, Ross (2010) (ed.) Museums in a digital age, Londres & Nova Iorque: Routledge.