Microbiologia Geral

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01004509
Área Científica
Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia Geral e Bioquímica de Proteínas, Ácidos Nucleicos e Lípidos. O estudante deve ter algum conhecimento de leitura em Inglês.

Métodos de Ensino

Principalmente aulas teóricas.

Resultados de Aprendizagem

O Objectivo da disciplina é oferecer uma visão básica de bactérias, arqueões e vírus. A unidade curricular começa pelas várias interpretações da árvore da vida e de tempo geológico, trazendo os alunos para estrutura e metabolismo de microrganismos. Há sempre uma interpretação evolutiva em todos os temas, mesmo no metabolismo e os ciclos químicos. As simbiose são explicadas em termos evolutivos, culminando nas mitocondrias. As últimas semandas são dedicados aos vírus e a sua replicação com RNA como base central.

Estágio(s)

Não

Programa

As três linhagens da Vida na Terra - Bacteria, Archaea e Eucarya. Células procarióticas e eucarióticas. Morfologia das bactérias e das arqueias. Paredes, membranas e inclusões intracelulares. Crescimento: medição; efeito do ambiente. Microrganismos extremófilos. Microrganismos aeróbios, anaeróbios, aerotolerantes e microaerofílicos. Necessidades e categorias nutricionais dos microrganismos. Energética. Oxidação-redução. ATP e outros mecanismos de conservação de energia. Fermentações. O ciclo de Krebs. Respiração e fotossíntese. Sistemas de transporte de electrões. Respirações incompletas. Respiração anaeróbia. Respiração nitrato-nitrito. Organismos quimioautotróficos. Fotossíntese. Evolução da vida. Sequenciação do RNA ribossómico. Propriedades e classificação dos vírus. Estrutura do virião. Tipos de ácidos nucleicos nos vírus. Multiplicação dos vírus. O ciclo lítico e ciclo lisogénico. Modos de infecção e libertação de vírus. Os retro vírus e os oncogenes.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel da Silva Henriques

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Contínua
Frequência: 100.0%

Bibliografia

L. Prescott, J. Harley and D. Klein (2002) Microbiogy, 5th ed., McG-Hill Pub.

M. Madigan, J. Martinko, D.A. Stahl, D.P. Clark (2010)  Brock Biology of Microorganisms,13th ed., Benjamin Cummings, Prentice Hall International, Inc.

Review articles