Bioquímica Inorgânica

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01004496
Área Científica
Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Química Orgânica, Quimica Geral, Bioquímica de Proteínas, Ácidos Nucleicos e Lípidos.

Métodos de Ensino

Ensino teórico: exposição oral dos itens do programa, com meios audio-visuais disponíveis. É encorajada participação activa dos alunos, intervenção para esclarecimento de duvidas e apresentação de dados adicionais relacionados com temas abordados. Ensino teórico-prático: extensão e complementarização de aulas teóricas. Sob a orientação e motivação do professor, discussão de temas relevantes em Medicina e Ambiente: patologias e terapias associadas, novas técnicas de diagnóstico, problemas ecológico. Resolução fichas de trabalho.  Outras: esclarecimento de duvidas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objectivo o estudo dos conceitos básicos de química de coordenação dos elementos metálicos bem como o papel destes nos vários organismos. Com ela pretende-se que os alunos a) conheçam e apliquem terminologia e nomenclatura bioquímica; b) conheçam a estrutura e reactividade de biomoléculas; c) adquiram um conhecimento da química inorgânica da vida/química biológica dos elementos, ou seja, conheçam o tipo de interacção que os iões metálicos estabelecem com os sistemas biológicos e compreendam a relação estrutura-função in vivo, tanto para os elementos essenciais como para os tóxicos e também para os que são usados em terapia e diagnóstico médico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Panorâmica geral dos elementos inorgânicos na Vida: essenciais, tóxicos e usados em terapia/diagnóstico. Sua ocorrência nos sistemas vivos, interacção com moléculas biológicas e respectiva função "in vivo".

2. Princípios Química de Coordenação em Biologia. Estrutura geométrica e electrónica de iões metálicos em Biologia. Compostos de coordenação: nomenclatura, estrutura, isomerismo. Teorias da ligação de coordenação. Interpretação das propriedades espectroscópicas e magnéticas. Estabilidade termodinâmica e cinética de complexos.

3. Selecção, captação, transporte, utilização e armazenamento de iões metálicos pelos sistemas biológicos.

Homeostasia de ião metálico: problemas de carência e excesso. Toxicidade inorgânica.

4. Estudo iões metálicos consoante  sua classificação no QP: ocorrência nos sistemas biológicos, ambiente químico e/ou estrutura e respectiva função. Relação estrutura/função "in vivo" para iões metálicos essenciais, tóxicos e usados em Medicina.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Matos Marques Catarro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 40.0%
Exame: 60.0%

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

S.J .Lippard and J.M. Berg (1994) Principles of Bioinorganic Chemistry, University Science Books, Mill Valley, Califórnia.

 

W. Kaim and B. Schwederski (1994) Bioinorganic Chemistry: Inorganic Elements in the Chemistry of Life, Wiley, Chichester, U.K.

 

D. E. Fenton (1995), Biocoordination Chemistry, Oxford University Press, Oxford, U.K.

 

J.A. Cowan (1997) Inorganic Biochemistry, Wiley-VCH, New York.

 

W. Kaim (2005) Bioinorganic Chemistry, John Wiley and Sons Ltd.