Processos de Produção de Pasta

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03018326
Área Científica
Engenharia Quimica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Química e morfologia da biomassa vegetal e de Processos de Pré-tratamento e Fracionamento da Biomassa.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são apresentados de modo aprofundado conceitos teóricos e situações reais e os estudantes são orientados na pesquisa bibliográfica e na redacção de uma monografia onde um tema específico é abordado com mais detalhe. O veículo principal de exposição é a apresentação oral acompanhada de diapositivos, mas também filmes e conteúdos da internet. Podem ser propostos para resolução casos de estudo depois analisados nas aulas. Nas aulas de laboratório os estudantes acompanharão trabalhos de cozimento, branqueamento, refinação e avaliação do potencial papeleiro das pastas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes tenham uma visão global dos processos de produção de pasta numa perspectiva integrada da Biorrefinaria e identifiquem as diferenças entre eles e as vantagens de cada um na produção do papel; adquiram conhecimentos aprofundados do cozimento kraft e fundamentos do processo ao sulfito; tenham conhecimento das etapas de lavagem das pastas e dos agentes e sequências de branqueamento; percebam o ciclo de recuperação de químicos e a operação da caldeira; saibam avaliar a qualidade das pastas, com base na matéria-prima, nas etapas de produção, na refinação, nas propriedades e no potencial papeleiro das pastas; entendam  das pastas kraft do E. globulus; realizem em laboratório trabalhos de cozimento da madeira, branqueamento das pastas e avaliação das suas propriedades mais relevantes

A u.c. permite aprofundar competências de pesquisa, análise, síntese, raciocínio crítico, autonomia e aplicação de conhecimentos teóricos em ambiente laboratorial.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução.

Cozimento kraft: Cinética do cozimento kraft; Modelos do digestor; Modificações do processo kraft; Variáveis do Processo. Lavagem.

Branqueamento: Introdução aos processos de branqueamento de pastas; O branqueamento como processo heterogéneo; Pré-deslinhificação por oxigénio; Estudo dos diferentes estágios de branqueamento (D, E, P, Z, A, Dhot); Utilização de enzimas e perácidos no branqueamento; Sequências de branqueamento aplicadas a pastas de fibra curta, de eucalipto e de E. globulus em particular. 

Recuperação: Introdução; Evaporação da lixívia negra; Caldeira de recuperação; Caustificação.

Qualidade das pastas: Características das fibras; Relações fibra-água; Propriedades ópticas, Estruturais e Físico Mecânicas; Desenvolvimento do potencial papeleiro das pastas; Relações entre propriedades da matéria-prima, da pasta e do papel; Pastas e papéis de mercado; Influência do processo na qualidade.

Praticas de laboratório.

Seminário técnico.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

- James d'A. Clark. Pulp Technology and Treatment for Paper, Miller Freeman Publications, Inc, 2nd Edition, 1985
- Papermaking Science and Technology Encyclopedia, Johan Gullichsen and Hannu Paulapuro Series Editors, 2000
- G. Smook. Handbook for Pulp & Paper Technologists, 3rd Ed., 2003
- Ek, M., Gellerstedt, G. Pulp and Paper Chemistry and Technology – Book Series, Walter de Gruyter, Berlin and New York, 2009
- Hans Ulrich Seuss. Pulp Bleaching Today, Walter de Gruyter & Co, Berlin, 2010