Química e Morfologia da Biomassa Vegetal

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03017493
Área Científica
Engenharia Quimica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de ‘Química orgânica’ e ‘Química Física’.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino da u.c. está adaptada à escolaridade definida (2h T). Nas aulas cobrem-se os aspectos de natureza teórica com elementos práticos (identificações elementos morfológicos de madeira, biopolímeros, etc.). A disciplina tem uma componente teórica complementar, que consistirá num trabalho de pesquisa bibliográfica a realizar em grupo e conduzindo à elaboração de uma pequena monografia sobre um tema a propor. As aulas teóricas são suportadas por material didático de apoio disponível na plataforma de e-learning.

Resultados de Aprendizagem

Esta u.c. visa: (i) fornecer ao aluno os conhecimentos da química e estrutura de materiais agro-florestais e seus componentes; com os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, os alunos deverão, com base no estabelecimento de relações estrutura-propriedades, compreender e explicar as propriedades físicas e químicas dos materiais agro-florestais assim como os fenómenos e as reacções químicas envolvidos no seu processamento; (ii) sensibilizar o aluno para o potencial oferecido pela biomassa vegetal como um recurso
renovável fonte de precursores para novos materiais, de produtos químicos e de energia.
No final da u.c., o aluno deve demonstrar ter conhecimentos da química e estrutura da madeira e seus componentes, bem como a química dos processos de transformação da madeira em pasta celulósica e desta em papel e química derivados de celulose.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução. Biomassa lenhocelulósica
2. Classificação botânica das plantas terrestres. Angiospérmicas (monocotiledóneas, dicotiledóneas) e gimnoespérmicas
3. Anatomia e morfologia da biomassa
4. Composição química da biomassa
5. Polissacarídeos
6. Estrutura e química da lenhina
7. Estrutura e química da suberina
8. Compostos extractáveis.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

- Sjöström, E.  Wood Chemistry. Fundamentals and Applications. 2nd edition.  Academic Press Inc., London, U.K., 1993.

- Fengel, D. and Wegener, G.  Wood. Chemistry, Ultrastructure, Reactions.  Walter de Gruyter, Berlin and New York, 1989.

- Ek, M., Gellerstedt, G. Pulp and Paper Chemistry and Technology – Book Series, Walter de Gruyter, Berlin and New York, 2009.

- Hon, D. N.-S. and Shiraishi, N. (eds.). Wood and Cellulosic Chemistry.  2nd Ed., Marcel Dekker Inc., New York and Basel, 2001.

- Pascoal Neto, C. e Evtuguin D.V. Capítulo V. Biopolímeros e biomateriais. V.1. Componentes macromoleculares da madeira. Composição, estrutura e comportamento durante os processos de produção de pasta para papel. Em livro: Química de Polímeros. J. S. Seixas de Melo, M. J. Moreno, H. D. Burrows, M.E. Gil, Coord., Coimbra, Imprensa da Universidade, pp. 545-570, 2004.

- Roger M. Rowell Handbook of Wood Chemistry and Wood Composites, 2nd Ed., CRC Press, New York 2013.