Genes, Doenças e Culturas
1
2019-2020
02030909
Antropologia Social e Cultural
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem dominar a língua inglesa para a leitura da bibliografia que é em inglês.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino incluirá: i) aulas expositivas por parte do docente sobre os tópicos do programa; ii) participação em conferências selecionadas no início do semestre; e iii) visualização de notícias da imprensa diária e periódica sobre questões controversas relacionadas com doenças genéticas e o ambiente natural e construído, seguida de discussão dos conteúdos.
Resultados de Aprendizagem
O principal objectivo desta unidade curricular é transmitir a noção de que os sistemas genético e cultural estão interligados - a cultura gera pressões selectivas sobre os genes e os genes geram pressões selectivas sobre a cultura – e que esta interacção dinâmica contribuiu para a evolução do corpo e do comportamento humanos. Esta abordagem, designada por co-evolução gene-cultura, tem o potencial para: i) compreender a origem e a distribuição dos genes que conferem susceptibilidade a doenças; ii) determinar os processos culturais e evolutivos que tornaram comuns estas doenças nalguns grupos humanos e iii) desenvolver intervenções para melhorar a saúde dos indivíduos e das populações.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O impacto do ambiente social e cultural na saúde;
2. O impacto dos genes na saúde;
3. Os determinantes genéticos, ambiental e de personalidade no desenvolvimento de comportamentos de risco para a saúde;
4. O sexo, o género, a etnicidade e a saúde;
5. A interligação entre factores sociais, comportamentais e genéticos;
6. Os modelos animais;
7. O design experimental e a análise de inferência de interacções;
8. Implicações éticas, legais e sociais. A declaração internacional sobre os dados genéticos humanos (32ª Conferência Geral da UNESCO - 16 de Outubro de 2003).
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela Pratas Alvarez
Métodos de Avaliação
Avaliação B
Trabalho de síntese: 100.0%
Avaliação A
Exame: 100.0%
Bibliografia
Jobling, M.A., Hurles, M.E.; Tyler-Smith, C. 2005. Human Evolutionary Genetics, Origins, Peoples & Disease. Garland Science, New York.
Genes, Behavior, and the Social Environment: Moving Beyond the Nature/Nurture Debate http://www.nap.edu/catalog/11693.html
Ross CT, Richerson PJ (2014). New frontiers in the study of human cultural and genetic evolution. Curr Opin Genet Dev. 2014 (29):103-9. doi: 10.1016/j.gde.2014.08.014