Genes, Doenças e Culturas

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02030909
Área Científica
Antropologia Social e Cultural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem dominar a língua inglesa para a leitura da bibliografia que é em inglês.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino incluirá: i) aulas expositivas por parte do docente sobre os tópicos do programa; ii) participação em conferências selecionadas no início do semestre; e iii) visualização de notícias da imprensa diária e periódica sobre questões controversas relacionadas com doenças genéticas e o ambiente natural e construído, seguida de discussão dos conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

O principal objectivo desta unidade curricular é transmitir a noção de que os sistemas genético e cultural estão interligados - a cultura gera pressões selectivas sobre os genes e os genes geram pressões selectivas sobre a cultura – e que esta interacção dinâmica contribuiu para a evolução do corpo e do comportamento humanos. Esta abordagem, designada por co-evolução gene-cultura, tem o potencial para: i) compreender a origem e a distribuição dos genes que conferem susceptibilidade a doenças; ii) determinar os processos culturais e evolutivos que tornaram comuns estas doenças nalguns grupos humanos e iii) desenvolver intervenções para melhorar a saúde dos indivíduos e das populações.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O impacto do ambiente social e cultural na saúde;

2. O impacto dos genes na saúde;

3. Os determinantes genéticos, ambiental e de personalidade no desenvolvimento de comportamentos de risco para a saúde;

4. O sexo, o género, a etnicidade e a saúde;

5. A interligação entre factores sociais, comportamentais e genéticos;

6. Os modelos animais;

7. O design experimental e a análise de inferência de interacções;

8. Implicações éticas, legais e sociais. A declaração internacional sobre os dados genéticos humanos (32ª Conferência Geral da UNESCO - 16 de Outubro de 2003).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pratas Alvarez

Métodos de Avaliação

Avaliação B
Trabalho de síntese: 100.0%

Avaliação A
Exame: 100.0%

Bibliografia

Jobling, M.A., Hurles, M.E.; Tyler-Smith, C. 2005. Human Evolutionary Genetics, Origins, Peoples & Disease. Garland Science, New York.

Genes, Behavior, and the Social Environment: Moving Beyond the Nature/Nurture Debate http://www.nap.edu/catalog/11693.html

Ross CT, Richerson PJ (2014). New frontiers in the study of human cultural and genetic evolution. Curr Opin Genet Dev. 2014 (29):103-9. doi: 10.1016/j.gde.2014.08.014