Antropologia das Neurociências
1
2019-2020
02030881
Antropologia Social e Cultural
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de inglês (leitura).
Métodos de Ensino
Aulas expositivas e em regime de seminário com discussão e análise de textos e/ou filmes.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deverá ser capaz de:
(1) Adquirir competências críticas que lhe permitam compreender conceitos e temáticas sobre o que poderá ser uma ontologia histórica do cérebro no presente;
(2) Adquirir competências que lhe permitam pensar criticamente os modos de descrever e visualizar o cérebro no século XXI e suas implicações.
Estágio(s)
NãoPrograma
O programa procura responder, através de uma estratégia que convoca o pensamento de Michel Foucault e alguns dos seus desenvolvimentos mais significativos (Ian Hacking [2002], Paul Rabinow [2003, 2008], Nikolas Rose [2006], e Paul Rabinow [2003, 2008]), o que será uma ontologia histórica do cérebro no presente.
Uma outra pergunta procede daqui: como é que se fazem «pessoas», quando se usam os recentes desenvolvimentos em neurociências?
Docente(s) responsável(eis)
Luís Fernando Gomes da Silva Quintais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Hacking, Ian (2002) Historical ontology. Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press.
Quintais, Luís (2012) Mestres da verdade invisível no arquivo da psiquiatria forense portuguesa, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.
Rabinow, Paul (2003) Anthropos today: reflections on modern equipment. Princeton e Oxford, Princeton University Press.
Rabinow, Paul (2008) Marking time: on the anthropology of the contemporary. Princeton and Oxford, Princeton University Press.
Rose, Nikolas (2006) The politics of life itself: biomedicine, power and subjectivity in the twentieth-first century, Princeton, Princeton University Press.
Rose, Nikolas & Joelle M. Abi-Rached (2013) Neuro: the new brain sciences and the management of the mind, Princeton, Princeton University Press.