Obras Especiais de Saneamento Básico

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02030746
Área Científica
Hidráulica Urbana
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A aprendizagem baseada em problemas (PBL) resulta do processo de trabalho voltado para a compreensão ou resolução de um problemas. Os alunos são desafiados a resolver problemas que podem ocorrer durante a sua vida profissional, através de um projeto realizado em grupo. O tutor orienta o grupo durante o processo de aprendizagem, incentiva os alunos a atingir um nível mais profundo de compreensão e garante que todos os alunos estão ativamente envolvidos no processo. Uma componente importante deste processo é a oportunidade de, em cada sessão, dar feedback a todos os membros do grupo.

Resultados de Aprendizagem

Abordar de forma multidisciplinar problemas de Saneamento Básico, enquadrando-os nos respetivos contextos técnico-científicos e económicos. Conceber e planear a construção de sistemas de Saneamento Básico, utilizando de um forma integrada a totalidade dos conhecimentos adquiridos. Capacidade para pesquisar informação técnica e científica sobre novos problemas e distinguir a fiabilidade e rigor de diferentes fontes de informação. Resolver casos de estudo de engenharia sanitária, com uma grande aproximação à realidade, analisando as diferentes alternativas que se demonstram viáveis e seleção da mais adequada. Apresentar e discutir as decisões tomadas.

Estágio(s)

Não

Programa

1-Sistemas Elevatórios de grandes empreendimentos: Concepção e dimensionamento; Arranque e exploração e automação; Equipamentos de controlo e exploração de estações elevatórias de grandes dimensões; Casos de estudo. Previsão e quantificação das ações resultantes de choque hidráulico e definição dos sistemas de proteção disponíveis.

2-Tubagens: Dimensionamento hidráulico e estrutural. Análise da sua resistência mecânica e química. 

3-Emissários submarinos: aspectos teóricos da disposição oceânica; concepção,

dimensionamento hidráulico e estrutural dos emissários submarinos;  impactos ambientais; casos de estudo. Métodos construtivos.

4-Concepção e dimensionamento de obras de rebaixamento de níveis freáticos: Revisão dos principais métodos de rebaixamento de níveis freáticos; Equipamentos electromecânicos associados e métodos construtivos; Concepção e dimensionamento de Drenos verticais (Poços e furos) e Drenos horizontais de fluxo horizontal e variável.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

George Tchobanoglous, Franklin Louis Burton (2002) Wastewater Engineering: Treatment and Reuse .

Metcalf & Eddy, H. David Stensel. P. Aarne Vesilind, R. L. Rooke (2003) WasteWater Treatment Plant Design. Water Environment Federation, International Water Association .

Bai, Yon. Pipelines and Risers (2001), Elsiver Ocean Engineering Book Series – Vol. 3

Larock, Bruce, Jeppson, Roland (2000) Hydraulics of Pipelines Systms. CRC Press.

Moser, A. P., Folleman, Steve (2008) Buried Pipe Design. Mc. Graw Hill. 

Sanks, Robert L. (1998) Pumping Station Design, 2nd Ed. Elsevier.

Tchobanoglous, Theisen, Eliassen (1977) “Solid Waste – Engineering Principles and Management issues”, MacGraw-Hill.

Eckenfelder, William Wesley.(1966) Industrial Water Pollution Control.