Manutenção de Equipamentos Electromecânicos

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02030707
Área Científica
Conhecimento Transversal
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A carga lectiva da disciplina está dividida em  aulas teórico-práticas que visam uma aplicação directa e imediata dos conhecimentos. Método de avaliação:

Relatório de trabalhos de laboratório e de análise de fiabilidade (30%)

Teste escrito de avaliação (70%)

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de manutenção pretende transmitir:

- Conhecimento dos princípios de gestão da manutenção quanto aos aspectos: técnicos, económicos, documentais e de efectivos;

- Capacidade de aplicar análises de fiabilidade para a partir de dados históricos estimar os períodos de substituição de componentes em programas de manutenção preventiva do tipo sistemático;

- Conhecimento das técnicas de análise de condição e de diagnóstico cuja aplicação em manutenção preditiva é mais relevante;

- Capacidade de desenvolver programas de manutenção preditiva por aplicação de técnicas de análise de vibrações;

As principais competências a desenvolver são: instrumentais (Competência em organização e planificação; Competência para resolver problemas), pessoais (Competência em relações interpessoais e raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos e adaptabilidade a novas situações).

Estágio(s)

Não

Programa

1 -Organização estrutural da manutenção: Organograma dos serviços de manutenção. Níveis de manutenção. As diferentes formas de manutenção: curativa, preventiva sistemática e condicionada. Manutenção por ronda. Complementaridade das acções curativas e preventivas. Subcontratação em manutenção.

2 -Organização documental da manutenção: Inventário. Dossier-Máquina. Arquivo de histórico.

3 - Aplicação da fiabilidade à manutenção sistemática de equipamentos: evolução típica das avarias no tempo. Taxa de avarias. Aplicação dos conceitos de fiabilidade em manutenção. Leis de fiabilidade. Fiabilidade de sistemas em série e redundantes.

4 - Manutenção condicionada ou predictiva: comparação da manutenção condicionada com as restantes formas de manutenção. Análise da condição dos equipamentos por aplicação da termografia, da análise de óleos lubrificantes e da análise de vibrações. Aplicação da análise de vibrações à manutenção de máquinas rotativas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

François Monchy, La fonction Mantenance, Ed. Masson.

Luis Andrade Ferreira, Uma introdução à manutenção, Publindústria

R. Keith Mobley, An introduction to predictive maintenance, Van Nostrand Reinhold.