Gestão Operacional de Sistemas de Abastecimento de Água

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02030661
Área Científica
Hidráulica Urbana
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método de ensino:aulas teórico-práticas para exposição dos conceitos, análise de questões e discussão de casos reais.

Resultados de Aprendizagem

Transmitir os conceitos e práticas adequadas ao Planeamento, Operação e Gestão de Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água. Familiarização com ferramentas de CAD/CAE, bem como com os métodos e mecanismos de telemedição, telegestão e controlo. Avaliação, análise e discussão técnico-económica, exploração de infra-estruturas dos componentes dos Sistemas de Abastecimento de Água. Deverão ainda ser capazes de identificar e propor oportunidades de melhoria do desempenho das instalações e sistemas.

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências de síntese e análise, resolução de problemas, reflexão crítica e aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução, balanço hídrico, cadastro, telegestão e teleatuação, sistema de clientes, modelação matemática com PDA, deteção de fugas e perdas (física e por modelação), constituição de zonas de medição e controlo (ZMC), gestão da pressão, gestão de redes e equipamentos (GPI Gestão Patrimonial de Infraestruturas). Reabilitação de condutas e equipamentos. Análise de ciclo de vida.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

ALEGRE, H. & Al., 2005 - Guia Técnico 03, Controlo de perdas em sistemas públicos de adução e distribuição de água, Instituto Regulador de Águas e Resíduos Instituto da Água Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal.

 

Review Draft - Control and Mitigation of Drinking Water Losses in Distribution Systems, 2009, EPA 816-D-09-001.

 

FARLEY, M. , 2001, Leakage management and control - A Best Practice Training Manual, World Health Organization, Geneva, Switzerland.