Biomateriais

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01004389
Área Científica
Engenharia Biomédica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: exposição oral das matérias usando recursos audiovisuais e acesso a Internet. Os conceitos teóricos serão acompanhados e ilustrados com exemplos, aplicações práticas e casos de estudo.

Aulas laboratoriais: pré-preparação das actividades, supervisão das actividades laboratoriais pelos docentes. Os alunos estarão organizados em grupos.

As demonstrações laboratoriais serão realizadas pelos docentes (e alunos de pós-graduação). Supervisão tutorial para outras tarefas/projectos que sejam propostos. Serão organizados vários seminários a serem apresentados por especialistas da área.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina proporciona uma introdução e uma avaliação crítica aos aspectos mais relevantes relacionados com o desenvolvimento de Biomateriais e dos seus usos em aplicações farmacêuticas e biomédicas.

Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos teóricos (básicos/específicos) que lhes permitam compreender todas as abordagens multidisciplinares (incluindo as de Engenharia) envolvidos no desenvolvimento e uso de biomateriais. Estas abordagens estão focadas nas relações mútuas estrutura-propriedade-aplicação dos biomateriais: síntese, processamento, caracterização, propriedades, aplicações, biocompatibilidade e interacções com sistemas biológicos, sistemas de entrega de substâncias bioactivas e nanotecnologias.

São ainda desenvolvidas competências laboratoriais através da execução de trabalhos/projectos experimentais de laboratório e da assistência/participação em demonstrações laboratoriais. “Experts” na área serão convidados a apresentar seminários nos temas da disciplina.

Estágio(s)

Não

Programa

Componente teórica: introdução aos biomateriais; tipos de biomateriais; aplicações e propriedades mais importantes; perspectiva histórica no desenvolvimento dos biomateriais e das suas aplicações; biomateriais metálicos; biomateriais cerâmicos; biomateriais poliméricos; biomateriais compósitos; biomateriais/dispositivos para aplicações em tecidos moles e em tecidos duros; hidrogéis; sistemas de libertação de substâncias bioactivas; nanobiomateriais.

Componente laboratorial: envolve a supervisão tutorial de tarefas/projectos pré-determinados, versando a síntese, processamento e caracterização de biomateriais/dispositivos específicos. Os estudantes estarão organizados em grupos e desenvolverão um projecto laboratorial completo ao longo de todo o semestre.

Serão ainda realizadas várias demonstrações laboratoriais pelos docentes (ou com o auxílio de alunos de pós-graduação). Experts na área dos biomateriais serão convidados a apresentar seminários sobre diversos temas da disciplina.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Frequência de avaliação (das actividades laboratoriais): 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

J. Park, R.S. Lakes, Biomaterials. An Introduction, 3rd Ed., Springer Science, NY, USA, 2007.

B.D. Ratner, A.S. Hoffman, F.J. Schoen, J.E. Lemons, (Eds.), Biomaterials Science: An Introduction to Materials in Medicine, 2nd Ed., Academic Press, Elsevier, The Netherlands, 2004.

J.B. Park, J.D. Bronzino, (Eds.), Biomaterials. Principles and applications, CRC Press, Boca Raton, FL, USA, 2003.

M. Jenkins (Ed.), Biomedical Polymers, CRC Press, Boca Raton, FL, USA, 2007.

C.T. Laurencin, L.S. Nair, (Eds.), Nanotechnology and Tissue Engineering, CRC Press, Boca Raton, FL, USA, 2008.

Saltzman, W.M., Drug Delivery – Engineering Principles for Drug Therapy, Oxford University Press, 2001.

G.E. Wnek, G.L. Bowlin, Encyclopedia of Biomaterials and Biomedical Engineering, 2nd Ed., Vols 1-2, Informa Healthcare, NY, USA, 2008.

Outra bibliografia poderá ser indicada/fornecida durante as aulas da disciplina/Other bibliographic materials may be provided/indicated during course classes.