Processos de Gestão

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01004378
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta em três níveis de organização dos alunos. Ao nível individual, cada aluno frequenta a disciplina, participando e apreendendo os aspectos técnicos fundamentais. Ao nível de grupo, os alunos propõem, analisam, desenvolvem e avaliam um conceito de negócio que resultou da sua análise estratégica do mercado, para além de outras actividades de aprendizagem propostas. Finalmente, ao nível da disciplina, todos os grupos interagem entre si, em sessões de apresentação de trabalhos e temas, envolvendo discussão, auto-avaliação e avaliação cruzada entre grupos.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Processos de Gestão foi concebida para proporcionar aos estudantes uma visão global do funcionamento das organizações, desenvolver o raciocínio estratégico na análise de questões relevantes para as mesmas e adquirir conhecimentos específicos sobre as suas funções principais. Para esse efeito, a disciplinas é perspectivada em si mesma enquanto uma organização de pessoas funcionando como uma comunidade de aprendizagem, com objectivos definidos e compromissos mútuos assumidos pelos alunos e respectivo docente.
O posicionamento estratégico desta disciplina pauta-se pelos seguintes tópicos:
- Missão: Contribuir, através de um processo de aprendizagem participativo, para a formação de engenheiros com capacidade empreendedora e capazes de compreender o funcionamento das organizações.
- Visão: Ser permanentemente um curso de referência no ensino da gestão e na fomentação do empreendedorismo em futuros engenheiros, em constante melhoria.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Introdução ao Conceito de Empresa
• Objectivos e Missões das Organizações
• Aspectos Básicos de Estratégia das Organizações
• As diferentes funções de gestão (aprovisionamento, produção, marketing, recursos humanos, finanças, I&D, logística, etc.)
• Modos de organização interna e de funcionamento das organizações
• Gestão orientada a processos

2- Marketing
• Fundamentos do Marketing: da produção em massa até ao satisfazer e encantar dos clientes. Componentes do Marketing.
• Estudos de mercado
• Desenvolvimento de novos produtos.
• O marketing-mix

3- Contabilidade
• Enquadramento
• Património e Inventário
• Contas e Lançamentos Contabilísticos; o POC
• O Balanço e a Demonstração de Resultados Líquidos

4- Análise financeira
• Utilidade e metodologia utilizada
• Liquidez, Solvabilidade e Rentabilidade
• O método dos rácios

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Avaliação Continua: 100.0%

Bibliografia

Introdução ao Conceito de Empresa e Referências Gerais: Drucker, P., Management: tasks, responsibilities, practices, Harper&Row, 1985.
Marketing: Kotler, P., Marketing Management: Prentice Hall, 1993; Lindon, D. et al., Mercator, Dom Quixote, 2000.
Contabilidade: Borges, A. et al, Elementos de Contabilidade Geral, Rei dos Livros, 1993; Neves, J., Análise Financeira, Texto Editora, 1989;
Sousa, A., Introdução à Gestão - Uma abordagem Sistémica, Verbo, 1990;
Pereira, Esteves, Contabilidade Geral, Ed. Plátano
Análise Financeira: Brealey, R. e S.Myers,
Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 1992;
Cohen, E., Análise Financeira, Ed. Presença, 1990.

Neves, J., Análise Financeira, Texto Editora, 1989; Saias, L. et al.
Gestão Financeira, Universidade Católica, 1996
Empreendedorismo: Pedro M. Saraiva, Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2ª ed., 2011; ANJE, Manual de Apoio à Criação de Empresas, 1996