Inglês

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02030475
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino baseiam-se na abordagem comunicativa, dando-se igual ênfase ao vocabulário e à gramática na aquisição de novas competências linguísticas. Promove-se a descoberta orientada, primeiro permitindo que as/os estudantes verifiquem e consolidem os conhecimentos que têm, sendo a partir daí orientadas/os na descoberta das regras da língua recorrendo a exemplos cuidadosamente estruturados e a perguntas que permitem verificar a compreensão dos conceitos.

Resultados de Aprendizagem

Este curso destina-se a adultos que necessitem de falar e escrever Inglês em situações variadas. As/Os estudantes serão levados/as a descobrir como funciona a língua através do estudo de exemplos cuidadosamente selecionados e sob a orientação da/o professor/a.

No final das 120 horas do curso, os/as estudantes terão adquirido a confiança e as competências necessárias para lidar com situações do dia-a-dia em Inglês. A Parte I do curso (60 horas) permite completar o nível B1 do QECRL, iniciando-se o nível B2 na Parte II (60 horas).

Estágio(s)

Não

Programa

O programa combina a aprendizagem de um novo idioma com o desenvolvimento de competências funcionais, dando igual importância ao vocabulário e à gramática, incorporadas nas atividades de compreensão auditiva e de produção oral e escrita.
A gramática é um elemento importante do programa e inclui uma revisão aprofundada dos principais tempos verbais do presente, passado e futuro. Serão ainda abordadas estruturas mais complexas, tais como condicionais, discurso indireto, estruturas comparativas e superlativas, bem como passivas. Dada a importância do vocabulário para uma comunicação eficaz, os campos lexicais deste curso incluem: discutir gostos e aversões, viajar, descrever pessoas, superstições, computadores e problemas de saúde, seus sintomas e tratamento.

Docente(s) responsável(eis)

João Nuno Paixão Corrêa Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua com pelo menos dois testes escritos por semestre, juntamente com outras formas de avaliação consideradas apropriadas. No início do curso será dada informação detalhada sobre as formas de avaliação: 100.0%

Bibliografia

Redston, Chris and Gillie Cunningham (2013).face2face Intermediate Student's Book with DVD-ROM. Cambridge: Cambridge University Press.