Português Expressão Oral e Escrita

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02030396
Área Científica
Lingua e Literatura Moderna
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Durante as aulas, em que será solicitada a frequência assídua e a participação crítica dos alunos, haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade do docente, alternados com a análise de textos (previamente fornecidos e estudados pelos alunos) e com a realização de exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

- Refletir sobre a importância cultural e simbólica da comunicação oral e escrita em português;

- Intensificar as capacidades linguístico-culturais de reconhecimento formal dos textos e de análise conteudística;

- Saber sintetizar a informação obtida de forma concisa e coerente;

- Desenvolver a capacidade diafásica na elaboração de textos com finalidades comunicativas distintas;

- Reconhecer a importância dos mecanismos exigidos pela revisão textual;

- Adquirir técnicas de apresentações orais e de elaboração de planos de escrita;

- Otimizar a apresentação final dos textos.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Reflexões preliminares:

1.1.O conceito de linguagem verbal

1.2.As línguas naturais e a interpretação da realidade

1.3.O espaço geolinguístico português

2.Os fenómenos da oralidade, da leitura e da escrita:

2.1.A compreensão das características distintivas do discurso oral e do registo escrito

2.2.Usos e modalidades do oral: ouvir e interagir;aperfeiçoar a expressão oral,utilizar técnicas de expressão em domínios específicos: na exposição,debate,mesa-redonda

2.3.Usos e modalidades da leitura:leituras funcional,analítica e crítica, recreativa e extensiva

2.4.O processo da escrita:aspetos genéricos e dimensões processuais;consideração dos aspetos críticos(i)da ortografia e da pontuação,(ii) da morfologia e da sintaxe,(iii) dos léxicos especializados em português; estudo de tipologias textuais, com especial incidência no texto expositivo-argumentativo

3.Resolução de exercícios práticos:treino específico da reescrita e da elaboração de fichas de leitura, de relatórios e de artigos.

Docente(s) responsável(eis)

João Nuno Paixão Corrêa Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Aos alunos também será exigida a realização semanal de, pelo menos, um trabalho escrito de tema livre, realizado em casa e a entregar ao docente: 100.0%

Bibliografia

ARRUDA, Lígia (2008). Gramática de português língua não materna. Porto: Porto Editora.
CUNHA, Celso, CINTRA, Luís F. Lindley (1986). Nova gramática do português contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
Dicionário sintáctico de verbos portugueses (1994). Coordenador Winfried BUSSE. Coimbra: Almedina.
Dicionário Verbo. Língua Portuguesa. (2006). Lisboa: Editorial Verbo.
Gramática do português. Volumes I e II (2013). Comissão organizadora: Eduardo Buzaglo Paiva RAPOSO, Maria Fernanda Bacelar do NASCIMENTO, Maria Antónia Coelho da MOTA, Luísa SEGURA, Amália MENDES. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
LOPES, Isabel Poço, PEIXINHO, Ana Teresa (2011). Acordo ortográfico 2011. O que mudou no português europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
NOGUEIRA, Rodrigo de Sá (1986). Dicionário de verbos portugueses conjugados. Lisboa: Clássica Editora.

Ao longo dos trabalhos, serão indicadas outras fontes bibliográficas como serão igualmente fornecidos diversos materiais de apoio. Nesta FUC, figura apenas a bibliografia considerada seletiva. Os alunos também irão ler entre duas a quatro obras literárias a definir oportunamente.