Português Expressão Oral e Escrita
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2021-2022
02030396
Linguas
Português
Presencial
15.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Durante as aulas, em que será solicitada a frequência assídua e a participação crítica dos alunos, haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade do docente, alternados com a análise de textos (previamente fornecidos e estudados pelos alunos) e com a realização de exercícios práticos.
Resultados de Aprendizagem
- Refletir sobre a importância cultural e simbólica da comunicação oral e escrita em português;
- Intensificar as capacidades linguístico-culturais de reconhecimento formal dos textos e de análise conteudística;
- Saber sintetizar a informação obtida de forma concisa e coerente;
- Desenvolver a capacidade diafásica na elaboração de textos com finalidades comunicativas distintas;
- Reconhecer a importância dos mecanismos exigidos pela revisão textual;
- Adquirir técnicas de apresentações orais e de elaboração de planos de escrita;
- Otimizar a apresentação final dos textos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Reflexões preliminares:
1.1.O conceito de linguagem verbal
1.2.As línguas naturais e a interpretação da realidade
1.3.O espaço geolinguístico português
2.Os fenómenos da oralidade, da leitura e da escrita:
2.1.A compreensão das características distintivas do discurso oral e do registo escrito
2.2.Usos e modalidades do oral: ouvir e interagir;aperfeiçoar a expressão oral,utilizar técnicas de expressão em domínios específicos: na exposição,debate,mesa-redonda
2.3.Usos e modalidades da leitura:leituras funcional,analítica e crítica, recreativa e extensiva
2.4.O processo da escrita:aspetos genéricos e dimensões processuais;consideração dos aspetos críticos(i)da ortografia e da pontuação,(ii) da morfologia e da sintaxe,(iii) dos léxicos especializados em português; estudo de tipologias textuais, com especial incidência no texto expositivo-argumentativo
3.Resolução de exercícios práticos:treino específico da reescrita e da elaboração de fichas de leitura, de relatórios e de artigos.
Docente(s) responsável(eis)
João Nuno Paixão Corrêa Cardoso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Aos alunos também será exigida a realização semanal de, pelo menos, um trabalho escrito de tema livre, realizado em casa e a entregar ao docente: 100.0%
Bibliografia
ARRUDA, Lígia (2008). Gramática de português língua não materna. Porto: Porto Editora.
CUNHA, Celso, CINTRA, Luís F. Lindley (1986). Nova gramática do português contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
Dicionário sintáctico de verbos portugueses (1994). Coordenador Winfried BUSSE. Coimbra: Almedina.
Dicionário Verbo. Língua Portuguesa. (2006). Lisboa: Editorial Verbo.
Gramática do português. Volumes I e II (2013). Comissão organizadora: Eduardo Buzaglo Paiva RAPOSO, Maria Fernanda Bacelar do NASCIMENTO, Maria Antónia Coelho da MOTA, Luísa SEGURA, Amália MENDES. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
LOPES, Isabel Poço, PEIXINHO, Ana Teresa (2011). Acordo ortográfico 2011. O que mudou no português europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
NOGUEIRA, Rodrigo de Sá (1986). Dicionário de verbos portugueses conjugados. Lisboa: Clássica Editora.
Ao longo dos trabalhos, serão indicadas outras fontes bibliográficas como serão igualmente fornecidos diversos materiais de apoio. Nesta FUC, figura apenas a bibliografia considerada seletiva. Os alunos também irão ler entre duas a quatro obras literárias a definir oportunamente.