TIG, Inovação e Empreendedorismo

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02030368
Área Científica
Tecnologias de Informação Geográfica, Ambiente e Ordenamento do Território
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Elementos de SIG.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (expositivas reduzidas ao mínimo); sessões de trabalho de pesquisa temática a efectuar pelos alunos, para apresentação individual e em grupo. Para efeitos de avaliação contarão ainda os relatórios decorrentes de saídas de campo com visita a empresas, e a elaboração e apresentação individual de um Plano de Negócios Empresarial na área dos SIG-TIG (40% da avaliação final).

Resultados de Aprendizagem

A necessidade de estabelecer pontes dinâmicas e operacionais entre o Conhecimento e a Sociedade – Transferência do Saber –, justifica a proposta de criação desta unidade curricular. Trata-se de uma área científica com um mercado potencial vastíssimo e sem fronteiras administrativas, o que confere legítimas aspirações aos estudantes para criarem o seu próprio emprego. Pretende-se
- Sensibilizar os estudantes para atitudes que valorizam a inovação, o empreendedorismo e a criação de valor com base em conhecimento
- Sensibilizar os mestrandos para a importância do espírito empreendedor – autonomia e arrojo –, na criação e/ou desenvolvimento da sua actividade profissional pós ou tardi-académica;
- Estimular o espírito inovador e a criatividade enquanto catalisadores de um empreendedorismo de sucesso
- Incentivar a criação de spin-off / start-up empresariais de base (geo)tecnológica por parte de docentes, investigadores e alunos, com o envolvimento institucional da incubadora da UC – IPN.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conhecimento e Sociedade

1.1. A Universidade - morada da sabedoria.

1.2. Ciência, Sociedade e Mercado de Trabalho.


2. Introdução ao Empreendedorismo

2.1. Ser Empreendedor – Inovação e Criatividade.

2.2. Investigação e Transferência do Saber.


3. O mundo das organizações empresariais

3.1. Suporte legislativo;

3.2. “Motivação” e “Resiliência”, “Disciplina” e “Eficiência” nas Organizações;

3.3. A Ética como princípio regulador das organizações;


4. Criação de uma spin-off / start-up de base tecnológica

4.1. O contexto institucional;

4.2. Oportunidade e contexto externo;

4.3. Análise dinâmica do Valor Acrescentado (e sustentado) do produto/serviço;

4.4. Análise e gestão do “Risco” em contexto empresarial.


5. Arquitectura e Gestão financeira

5.1. Elementos de gestão empresarial;

5.2. Stakeholders, Business Angels e investimento;

5.3. Parcerias e constituição de sociedades empresariais (e.g. LDA e SA).


6. Branding e Marketing Territorial.

7. Elaboração de um Plano de Negócios.

Docente(s) responsável(eis)

José Gomes dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Plano de Negócios Empresarial: 40.0%

Bibliografia

CAETANO, Dinis (2012) - Empreendedorismo e Incubação de Empresas. Bnomics Ed., 184p.
CARDOSO, J. L., VARANDA, M., MADRUGA, P., ESCÁRIA, V. e FERREIRA, V. S. (2012)- Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal - Relatório Final. Estudos e relatórios, ICS-Universidade de Lisboa, Lisboa.
EUROPEAN COMMISSION (2009) - 30 Good Practice Case Studies in University-Business Cooperation. Report Part of the DG Education and Culture Study on the Cooperation Between Higher Education Institutions and Public and Private Organisations in Europe, Science-to-Business Marketing Center, Germany.
ETZKOWITZ, H. et al. (2000)- The future of the university and the university of the future: evolution of tower to entrepeneurial paradigm. Research Policy, vol.29, 313-330.
HASHIMOTO, Marcos (2009) - Lições de Empreendedorismo. Manole Ed.,148 p.
MARQUES, A. P. e ALVES, M. G. (2010) - A inserção profissional de graduados em Portugal: (re)configurações teóricas e empíricas, V.N. de Famalicão: Ed. Húmus Lda.