TIG, Inovação e Empreendedorismo
1
2021-2022
02030368
Tecnologias de Informação Geográfica, Ambiente e Ordenamento do Território
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Elementos de SIG.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas (expositivas reduzidas ao mínimo); sessões de trabalho de pesquisa temática a efectuar pelos alunos, para apresentação individual e em grupo. Para efeitos de avaliação contarão ainda os relatórios decorrentes de saídas de campo com visita a empresas, e a elaboração e apresentação individual de um Plano de Negócios Empresarial na área dos SIG-TIG (40% da avaliação final).
Resultados de Aprendizagem
A necessidade de estabelecer pontes dinâmicas e operacionais entre o Conhecimento e a Sociedade – Transferência do Saber –, justifica a proposta de criação desta unidade curricular. Trata-se de uma área científica com um mercado potencial vastíssimo e sem fronteiras administrativas, o que confere legítimas aspirações aos estudantes para criarem o seu próprio emprego. Pretende-se
- Sensibilizar os estudantes para atitudes que valorizam a inovação, o empreendedorismo e a criação de valor com base em conhecimento
- Sensibilizar os mestrandos para a importância do espírito empreendedor – autonomia e arrojo –, na criação e/ou desenvolvimento da sua actividade profissional pós ou tardi-académica;
- Estimular o espírito inovador e a criatividade enquanto catalisadores de um empreendedorismo de sucesso
- Incentivar a criação de spin-off / start-up empresariais de base (geo)tecnológica por parte de docentes, investigadores e alunos, com o envolvimento institucional da incubadora da UC – IPN.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conhecimento e Sociedade
1.1. A Universidade - morada da sabedoria.
1.2. Ciência, Sociedade e Mercado de Trabalho.
2. Introdução ao Empreendedorismo
2.1. Ser Empreendedor – Inovação e Criatividade.
2.2. Investigação e Transferência do Saber.
3. O mundo das organizações empresariais
3.1. Suporte legislativo;
3.2. “Motivação” e “Resiliência”, “Disciplina” e “Eficiência” nas Organizações;
3.3. A Ética como princípio regulador das organizações;
4. Criação de uma spin-off / start-up de base tecnológica
4.1. O contexto institucional;
4.2. Oportunidade e contexto externo;
4.3. Análise dinâmica do Valor Acrescentado (e sustentado) do produto/serviço;
4.4. Análise e gestão do “Risco” em contexto empresarial.
5. Arquitectura e Gestão financeira
5.1. Elementos de gestão empresarial;
5.2. Stakeholders, Business Angels e investimento;
5.3. Parcerias e constituição de sociedades empresariais (e.g. LDA e SA).
6. Branding e Marketing Territorial.
7. Elaboração de um Plano de Negócios.
Docente(s) responsável(eis)
José Gomes dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Plano de Negócios Empresarial: 40.0%
Bibliografia
CAETANO, Dinis (2012) - Empreendedorismo e Incubação de Empresas. Bnomics Ed., 184p.
CARDOSO, J. L., VARANDA, M., MADRUGA, P., ESCÁRIA, V. e FERREIRA, V. S. (2012)- Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal - Relatório Final. Estudos e relatórios, ICS-Universidade de Lisboa, Lisboa.
EUROPEAN COMMISSION (2009) - 30 Good Practice Case Studies in University-Business Cooperation. Report Part of the DG Education and Culture Study on the Cooperation Between Higher Education Institutions and Public and Private Organisations in Europe, Science-to-Business Marketing Center, Germany.
ETZKOWITZ, H. et al. (2000)- The future of the university and the university of the future: evolution of tower to entrepeneurial paradigm. Research Policy, vol.29, 313-330.
HASHIMOTO, Marcos (2009) - Lições de Empreendedorismo. Manole Ed.,148 p.
MARQUES, A. P. e ALVES, M. G. (2010) - A inserção profissional de graduados em Portugal: (re)configurações teóricas e empíricas, V.N. de Famalicão: Ed. Húmus Lda.