Empreendedorismo e Projeto Empresarial I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02030289
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre, na fase prévia às projeções financeiras. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelos docentes.

Os alunos serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar de docentes.

Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver a compreensão da natureza do processo empreendedor numa economia global

- Compreender o processo de deteção e análise de oportunidades de negócios

- Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de um produto/serviço e dos recursos necessários para a sua comercialização

- Definir o modelo de comercialização a adotar

- Perceber o relevo da proteção legal da inovação

- Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio

- Identificar fontes de financiamento

- Planeamento financeiro e a elaboração das demonstrações financeiras de síntese previsionais

- Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado

- Melhorar as competências orais e escritas necessárias para comunicar eficazmente novas ideias de negócio para potenciais investidores. 

Estágio(s)

Não

Programa

Os alunos serão integrados em grupos de cinco elementos que terão como responsabilidade a criação de um projeto empresarial inovador seguindo um plano de negócios estruturado de acordo com os seguintes tópicos:

- Da ideia ao conceito de negócio

- Proposta de valor e modelos de negócio

- Mercado e concorrência

- Caracterização dos produtos e serviços

- As pessoas

- Propriedade intelectual

- Aspetos legais da criação de empresas

Durante o semestre serão ainda expostos a temas relacionados com o seu projeto empresarial, nomeadamente a inovação, a comunicação, a negociação e a avaliação dos riscos do negócio. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

DUARTE, Carlos. ; ESPERANÇA, José Paulo - Empreendedorismo e planeamento financeiro. Lisboa : Edições Sílabo, 2012. [BP 658 DUA]

 

KAPLAN, Jack M.; WARREN, Anthony C. - Patterns of Entrepreneurship Management, 4ª ed., John Wiley & Sons, 2013.

 

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. - Entrepreneurship, 9ª ed., McGraw-Hill/Irwin, 2012.

 

SARKAR, Soumodip -  Empreendedorismo e inovação. 3ª ed.. Lisboa : Escolar Editora, 2014. [BP 658 SAR]