Empreendedorismo e Projeto Empresarial I
1
2019-2020
02030289
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Português
Presencial
TRIMESTRAL
2.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre, na fase prévia às projeções financeiras. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelos docentes.
Os alunos serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar de docentes.
Resultados de Aprendizagem
- Desenvolver a compreensão da natureza do processo empreendedor numa economia global
- Compreender o processo de deteção e análise de oportunidades de negócios
- Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de um produto/serviço e dos recursos necessários para a sua comercialização
- Definir o modelo de comercialização a adotar
- Perceber o relevo da proteção legal da inovação
- Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio
- Identificar fontes de financiamento
- Planeamento financeiro e a elaboração das demonstrações financeiras de síntese previsionais
- Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado
- Melhorar as competências orais e escritas necessárias para comunicar eficazmente novas ideias de negócio para potenciais investidores.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os alunos serão integrados em grupos de cinco elementos que terão como responsabilidade a criação de um projeto empresarial inovador seguindo um plano de negócios estruturado de acordo com os seguintes tópicos:
- Da ideia ao conceito de negócio
- Proposta de valor e modelos de negócio
- Mercado e concorrência
- Caracterização dos produtos e serviços
- As pessoas
- Propriedade intelectual
- Aspetos legais da criação de empresas
Durante o semestre serão ainda expostos a temas relacionados com o seu projeto empresarial, nomeadamente a inovação, a comunicação, a negociação e a avaliação dos riscos do negócio.
Docente(s) responsável(eis)
Cristela Maia Bairrada
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
DUARTE, Carlos. ; ESPERANÇA, José Paulo - Empreendedorismo e planeamento financeiro. Lisboa : Edições Sílabo, 2012. [BP 658 DUA]
KAPLAN, Jack M.; WARREN, Anthony C. - Patterns of Entrepreneurship Management, 4ª ed., John Wiley & Sons, 2013.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. - Entrepreneurship, 9ª ed., McGraw-Hill/Irwin, 2012.
SARKAR, Soumodip - Empreendedorismo e inovação. 3ª ed.. Lisboa : Escolar Editora, 2014. [BP 658 SAR]