Marketing Digital II

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02030267
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Marketing Digital I.

Métodos de Ensino

A avaliação será contínua e incluirá a monitorização do cumprimento de metas intermédias de execução do projeto, assim como a apresentação e a discussão do projeto no final do trimestre. Será ainda avaliado o documento final que deverá incluir todas as componentes propostas pelo docente.

Os alunos serão acompanhados pelo docente ao longo da criação do plano. 

Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver a compreensão da natureza do Marketing Digital inserido nas estratégias da empresa/marca

- Compreender o potencial do novo processo de comunicação com o cliente usando o ecossistema digital

- Definir uma estratégia de conteúdos digitais.

- Definir o processo de recolha de insights e segmentação digital (criação de personas)

- Conhecer os processos legais no marketing digital

- Perceber as tendências na área digital

- Criar uma campanha de meios digitais, definindo conteúdos, canais, segmentos de mercado e optimização de conteúdos

- Identificar fontes de conversão de potenciais clientes em vendas (campanhas virais, funis de conteúdos, campanhas de email automáticas, PPC (pay per click) , pesquisa e inserção de palavras chave e optimização de websites e landing pages

- Identificar as melhores métricas de acordo com os canais digitais, de forma a maximizar o retorno do investimento (ROI)

- Desenvolver um plano de marketing digital para um produto.

Estágio(s)

Não

Programa

Os alunos serão integrados em grupos de cinco elementos que terão como responsabilidade a criação de um plano de marketng digital estruturado de acordo com os seguintes tópicos:

- Selecção de uma marca/produto

- Caracterização do produto/marca

- Avaliação da presença digital da marca e da sua concorrência

- Caracterização da segmentação de mercado (segmentação digital)

- Definição dos objectivos da campanha de marketing digital

- Criação da estratégia digital (conteúdos, canais e métricas)

- Plano de conteúdos

- Optimização dos conteúdos

- Apresentação de um Plano de Marketing Digital final de um produto/marca

No final de cada sessão existirá um trabalho para casa alusivo a cada temática que permitirá no final completar cada um dos capítulos do Plano de Marketing Digital. 

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

KOTLER, Philip, Marketing 3.0. Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip, Marketing 3.0 Values-driven marketing. Elsevier, 2011.

Conteúdos a fornecer pelo docente