Tese em Ciências Biomédicas

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
03018071
Área Científica
Ciências Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
180.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Durante o seu trabalho de “Tese” o aluno é encorajado a desenvolver um trabalho cientifico de excelência. Para isso o aluno será acompanhado de perto pelos seus orientadores, que o ajudarão na prossecução dos estudos previstos no programa de trabalhos inicialmente proposto, assim como pelo Comité de Tese, através de reuniões semestrais, onde o aluno faz uma exposição do trabalho desenvolvido, e dos problemas com que se tem deparado. Assim, o Comité de Tese poderá  tomar conhecimento do desenrolar dos trabalhos, e propor, estratégias alternativas com vista à melhoria do trabalho experimental.

Resultados de Aprendizagem

Na uc “Tese” pretende-se que aluno desenvolva um projecto de investigação de elevado mérito científico e técnico. Este projecto deverá ser, sempre que possível, realizado sob orientação conjunta de docentes/ investigadores provenientes das áreas básicas e clínicas. A dissertação deve constituir um trabalho original de elevado impacto cientifico, desenvolvido maioritariamente pelo aluno. Pretende-se ainda que durante a realização do trabalho conducente a tese de doutoramento o aluno adquira as competências que lhe permita entender o processo de investigação, incluindo a componente experimental e análise de dados, assim como a sua divulgação, através da publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares. No final, o aluno deverá ter adquirido as competências que lhe permita iniciar uma carreira cientifica, autónoma e independente, que envolva a orientação cientifica de alunos em formação pós-graduada, assim como a coordenação de projetos.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se que o aluno desenvolva de um trabalho científico original de grande relevância cientifica, na área do envelhecimento e doenças crónicas. Neste contexto, o aluno deverá abordar uma questão científica original, identificando e utilizando de forma adequada os meios técnicos e tecnológicos necessários para testar a hipótese. Nesse âmbito, o aluno deverá tomar contacto com técnicas e metodologias diversas, que lhe permita ter uma perspectiva interdisciplinar e integrativa do processo de investigação. No desenvolvimento do trabalho o aluno será acompanhado de perto, e de forma regular, pelos supervisores, que orientarão o aluno nas tarefas laboratoriais, no desenho experimental e na interpretação dos resultados obtidos. O aluno será ainda encorajado a participar activamente nas actividades de divulgação do seu trabalho, na forma de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares, quer na forma de apresentação em congressos científicos.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Carlos Neto Murta

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apreciação e discussão pública da Tese por júri: 100.0%

Bibliografia

Dependente do Tema da tese.
Depends on the theme of the Thesis.