Seminário de Gestão da Inovação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02030256
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas com introdução expositivas, recorrendo a meios audiovisuais, com apresentação dos conceitos, princípios e práticas da gestão da inovação, seguidas de workshops onde os alunos aplicarão as ferramentas e metodologias de inovação abordadas na execução dos seus projectos. Os workshops terão igualmente uma componente de apresentação desses resultados  (exposição oral) dos grupos aos restantes colegas. 

Resultados de Aprendizagem

Este seminário replica um programa de aceleração de startups, que vai desde o surgimento da ideia até ao desenvolvimento de um modelo de negócio e apresentações dos projectos para potenciais clientes, parceiros e investidores. Os projectos apresentados pelos formados (trabalho em grupo) pode surgir de ideias próprias ou em resposta a desafios tecnológicos apresentados pelo IPN.

A acção contempla o acompanhamento dos projectos sob uma perspectiva de formação-acção, traduzida em sessões de formação e de validação no terreno a realizar junto de potenciais utilizadores e parceiros, no sentido de obter feedback para validação do negócio (market-fit). No final de cada sessão poderão existir talks por CEOs de startups do ecossistema de inovação do IPN, para evidenciar a prática.

No final, espera-se que os alunos tenham conhecimento dos principais desafios da gestão da inovação e que sejam capazes de criar e implementar processos de criação de produtos e serviços inovadores.

Estágio(s)

Não

Programa

Sessão 1 (S1) – A presentação do processo e metodologia, apresentação dos desafios e workshop ideação

Sessão 2 (S2) – Inovação & Proposta de valor

Sessão 3 (S3) – Definição do modelo de negócio e Viabilidade financeira

Sessão 4 (S4) –  Prototipagem & Customer Development

Sessão 5 (S5) - Elevator Pitch e apresentação do negócio.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg, https://doi.org/10.1787/9789264304604-en.

 Keeley, Larry et Al, Ten Types of Innovation: The Discipline of Building Breakthroughs, Wiley (2013) [https://www.doblin.com/ten-types]

Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, Business Model Generation (http://www.businessmodelgeneration.com)

The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses Erice Ries; (http://theleanstartup.com/)

Running Lean: Iterate from Plan A to a Plan That Works, Ash Maurya (https://leanstack.com/leancanvas)

Steve Blank, Bob Dorf , The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company Hardcover (2012) ou http://steveblank.com/tools-and-blogs-for-entrepreneurs/