Seminário de Gestão da Inovação

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02030256
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Esta unidade é eminentemente prática e baseada em casos reais. Em cada aula, oradores convidados irão  introduzir os tópicos do programa. A participação dos alunos é incentivada e será considerada na avaliação final.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Fornecer aos alunos uma perspectiva da gestão da inovação O foco desta unidade são as empresas empreendedoras e as empresas que desenvolveram inovações com sucesso ou insucesso. O principal objetivo é expor os alunos de MBA a várias perspectivas e exemplos de gestão da inovação, de forma a promover uma cultura de empreendedorismo.

Competências

No final, espera-se que os alunos tenham conhecimento dos principais desafios da gestão da inovação e que sejam capazes de criar e implementar processos, estruturas e estratégias de gestão da inovação.

Estágio(s)

Não

Programa

 

1. Estratégia e inovação

2. Os desafios da inovação em grandes e pequenas empresas

3. Empreendedorismo de base tecnológica

4. Gestão do conhecimento

5. Desenvolvimento de novos produtos e serviços

6. Propriedade intelectual

7. Processo de geração de ideias

8. Inovação aberta

9. Planeamento da inovação

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Pereira Abrunhosa Trigueiros de Aragão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

A bibliografia será apresentada nas aulas em função dos temas ou casos apresentados pelos convidados.

 

The readings will be presented on classes depending on the issues and cases suggested by the invited guests.