Projeto de Investigação I - 4 ECTS

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01015048
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular decorrerá assente num ensino interativo e participativo no projeto de investigação quer através da participação em reuniões de investigadores quer através do contacto com atividades de laboratório e de campo que permitam observar e recolher informações para elaborar um relatório final. A participação do estudante no projeto de investigação é efetuada através de um acompanhamento tutorial sistemático, quer na modalidade presencial quer com recurso às TIC.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimento acerca das teorias, dos conceitos e dos métodos de investigação científica utilizados na área de conhecimento em que a participação em atividades de investigação é efetuada, sob a supervisão de um ou mais docentes; adquirir competências sobre os procedimentos essenciais à organização e implementação de um projeto de investigação; adquirir consciência crítica acerca do papel desempenhado pelos estudantes para a construção de uma sólida e participada comunidade científica; adquirir competências básicas nos domínios do pensamento crítico, escrita científica e comunicação sumária acerca de objetivos, procedimentos e resultados associados a um projeto específico de investigação; adquirir conhecimentos e competências sobre os procedimentos éticos a utilizar em projetos de investigação específicos, sobretudo quando envolvem participantes humanos; ser capaz de se integrar eficazmente na equipa de investigação, revelando competências de trabalho em equipa.  

Estágio(s)

Não

Programa

Conhecimentos específicos (1. Revisão crítica do estado da arte; 2. Análise da contribuição do projeto  para  o avanço  do conhecimento científico no domínio em que se insere; 3. Apresentação da metodologia utilizada (participantes, instrumentos/equipamento, forma(s) de análise dos dados recolhidos) e orientação acerca da participação do estudante nas diferentes fases do projeto; 4. Apresentação dos procedimentos éticos utilizados e dos dispositivos a seguir para o seu respeito integral; 5. Orientação na escrita do relatório científico sobre as atividades  realizadas pelo estudante  sob a supervisão do(s) docentes(s) responsável(eis).

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de participação no projeto de investigação: 100.0%

Bibliografia

Todos os recursos bibliográficos considerados indispensáveis para a elaboração do relatório de participação no projeto de investigação| All the resources considered necessary for the elaboration the report about the student’s participation in the research project.