Incêndios Florestais e de Interface

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03018018
Área Científica
Física
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

São considerados adquiridos (no 1.º  e  2.º ciclos) conhecimentos de base nas seguintes áreas: Matemática, Física, Química, Programação de Computadores; Métodos Numéricos e Computacionais, Probabilidades e Estatística, Termodinâmica; Instrumentação e Medida.

Métodos de Ensino

A lecionação será feita em aulas teóricas, pelo docente principal, com a participação de outros docentes ou especialistas convidados. Se se justificar o ensino será de base tutorial, com apresentação de bibliografia para orientar a pesquisa dos alunos e realização de reuniões semanais para discussão de tópicos do programa. Serão realizadas visitas de estudo a locais de interesse, ao Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) da ADAI. A avaliação consistirá numa prova escrita, e numa monografia realizada individualmente ou em grupo, sobre um ou mais temas do programa.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem por objetivo principal dotar os alunos de uma sólida e autónoma formação sobre o problema dos riscos naturais e tecnológicos, de uma forma geral e sobre alguns deles de um modo mais aprofundado. Será dedicada uma atenção particular ao problema dos incêndios florestais, e à sua incidência em áreas edificadas, naquilo que constitui a interface urbano florestal, onde residem as pessoas ou se encontram recursos de grande valor económico e social, cuja perda se deve evitar. Os estudantes deverão adquirir capacidade para identificar zonas de risco de incêndio e deverão planear as construções de forma a minimizar as perdas. Para além de uma visão geral do problema será fornecida uma metodologia para a realização de uma pesquisa mais aprofundada sobre os temas de maior interesse para os alunos. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução. Principais tipos de riscos naturais e tecnológicos. Âmbito da disciplina.

2. Incêndios Florestais
2.1 Fatores associados aos incêndios florestais
2.2 Análise do comportamento de um incêndio florestal
2.3 Segurança pessoal e acidentes

3. O Problema da Interface Urbano Florestal
3.1 Tipologia de edificações e estruturas em risco
3.2 Planeamento para reduzir o risco
3.3 Proteção de zonas críticas

4. Estudo de Casos. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Livro de apoio/ Companion book: Viegas, DX, Ribeiro, LM e Rossa, C., 2011 – Manual Pratico sobre os Incêndios Florestais. Ed. Dashöfer, Lisboa.

Leitura Recomendada/Other references:

Alexander D., 2002. Principles of Emergency planning and management. Terra publishing, England.

BRP Report, 2008. The Blue Ribbon Panel Report on Wildland Urban Interface Fire. Int. Code Council. (http://www.iccsafe.org/government/blueribbon/index.html)

Chandler, C., Cheney P., Thomas P., Trabaud L., Williams D., 1983. Fire in Forestry. Vol I. Forest Fire Behaviour and Effects. Wiley Intersc. Pub.. New York.

Handmer J., Haynes K., 2008. Community Bushfire Safety. CSIRO Pub., Australia.

Smalley J.C., 2005. Protecting Life and Property from Wildfire. Nat. Fire Prot. Assoc., Quincy,

 

Viegas DX (Ed.), 2009. Recent Forest Fire Related Accidents in Europe. JRC Sci. and Tech. Reports, Joint Res. Centre, Inst. for Env. Sustainability, European C.  JRC 56107, EUR 24121 EN, ISBN 978-92-79-14604-6, ISSN 1018-5593. 75p.