Mudanças Globais e Climatologia
2
2023-2024
01003974
Geociências
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de Geologia, Biologia, Química, Física e Matemática.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: apresentação de conceitos sobre os diversos sistemas da Terra, as suas interações e sobre o sistema climático;
Aulas práticas: os alunos desenvolvem trabalhos em grupo de resolução de problemas e analisam casos de estudo.
Saída de campo na região de Coimbra com vista à observação do registo geológico de um dos eventos anóxicos mais importantes da história da Terra, com consequentes impactos na interação entre a litosfera, atmosfera, oceanos e biosfera.
Resultados de Aprendizagem
É objetivo da disciplina caracterizar o sistema climático no que respeita a variáveis, processos e funcionamento, bem como informar das modificações globais no sistema Terra, tanto as de natureza natural como as induzidas por atividades humanas, e habilitar o aluno a interpretá-las cientificamente. Serão particularmente enfatizados os problemas ambientais atuais como é o caso do aquecimento global.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Mudanças glogais e história da Terra; 2. Balanço energético global: o efeito de estufa; 3. Circulação atmosférica; 4. Circulação oceânica; 5. Climas da Terra; 6. O ciclo do carbono; 7. Isótopos estáveis de oxigénio e de carbono; 8. Mudanças climáticas no Plistocénico e Holocénico; 9. Aquecimento global e ação antrópica.
Docente(s) responsável(eis)
Eric Claude Font
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Exame: 65.0%
Bibliografia
Bibliografia Básica
Kump, L. R., Kasting, J. F. & Crane, R. J. (2004) - The Earth System Prientice Hall, Pearson Education, Inc., Upper Saddle River, 2.ª edição, 419 p..
Ruddiman, W.F. (2001) – Earth’s Climate. Past and future. W.H. Freemanand Company, New York, 465p..
Bibliografia Complementar
Intergovernmental Panel on Climate Change – Climate Change – The scientific basis. Edição de 2014.
Artigos específicos fornecidos pelo docente.
Apontamentos coligidos pelo docente.