Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna CCPFC
1
2023-2024
02024771
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
E-learning
TRIMESTRAL
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Análise individual de bibliografia recomendada e dos conteúdos fornecidos.
Discussão em ambiente de Fórum.
Resultados de Aprendizagem
• Desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM);
• Compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas;
• Caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Língua materna vs. língua não materna (língua estrangeira e língua segunda).
2. Bilinguismo(s) e L2. Para uma definição dos perfis de aprendentes de Português L2.
3.Interlíngua(s) e fossilização; transferência das LM e mecanismos transversais às LM. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.
4. O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma L2. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina dos Santos Pereira Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Análise individual de bibliografia recomendada e dos conteúdos fornecidos: 100.0%
Bibliografia
ELLIS, R (2005) Principles of Instructed Language Learning. System 33: 209 224.
FLORES, C (2013) PLNM: discutindo conceitos de uma perspetiva linguística. In R Bizarro, M A Moreira & C Flores (eds) PLNM: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel, 36-46.
GONÇALVES, P (2010) A génese do português de Moçambique. Lisboa: INCM.
LEIRIA, I (2004) Português LS e LE: investigação e ensino. In: Idiomático, 3.
LONG, M.H (2011) Methodological Principles for Language Teaching. In M.H Long & C.J Doughty (eds) The Handbook of Language Teaching. Malden: Blackwell, 373-394.
MADEIRA, A. (2008) Aquisição de L2. In P Osório & R.M Meyer (eds.) Português língua segunda e língua estrangeira: da(s) teoria(s) à(s) prática(s). Lisboa: Lidel, 189‑203.
MARTINS, C & PEREIRA, I (2011) Metodologias de ensino de PL2 à medida dos aprendentes. In C Flores (ed) Múltiplos Olhares Sobre o Bilinguismo. Braga: Edições Húmus/CEHUM, 45-65.
SELINKER, L. (1972) Interlanguage. IRALLT, 10(3): 209-231.