Novas Perspetivas em História Contemporânea II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03017995
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de História Geral.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular organiza-se, também, em torno da clarificação de conceitos básicos, de modelos teóricos. A exposição das temáticas procurará, sempre, a problematização dos conteúdos programáticos. Socorre-se o docente de material diversificado: livros, documentos e meios audiovisuais. Procurar-se-á estimular o debate e uma desejável interacção docente/discente. Será sempre indicada a bibliografia geral e a bibliografia específica, bem como a orientação metodológica e da pesquisa bibliográfica e documental.

Resultados de Aprendizagem

Contribuir e promover uma avançada aprendizagem interdisciplinar sobre temas de ordem política, social, económica e cultural, e proporcionar uma compreensão sistemática dos tópicos e problemas propostos.

Assegurar que os doutorandos analisem os fenómenos de forma crítica e interdisciplinar, adoptando-se perspectivas teórico-metodológicas que lhes permitam a formação de competências especializadas conducentes à execução de uma dissertação de doutoramento.

Estágio(s)

Não

Programa

Os docentes que lecionarão esta UC, pela sua competência, saber e experiência irão promover e potenciar uma avançada aprendizagem interdisciplinar das diferentes temáticas; fomentar espaços de debate inter e pluri-disciplinar sobre várias problemáticas; assegurar que os doutorandos analisem os fenómenos de forma crítica que lhes permitam a formação de competências para o desenvolvimento da investigação científica, sempre aberta a novas perspetivas de análise e de problematização:

1. Grandes tendências da produção cultural e científica

2. Crenças religiosas, crenças políticas

3. O Ocidente e o Mundo.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel Bebiano do Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Aróstegui, J., Saborido, J. (2005). El tiempo presente: un mundo globalmente desordenado. B. Aires: U. B. Aires.

Dufour, J. L. (2009). Un siècle de crises internationales – De Pékin (1900) au Caucase (2008). Éd. A. Versaille.

Friedman, G (2015). Focos de tensão. Os choques geopolíticos que ameaçam o futuro da Europa. Alfragide: Dom Quixote

Gay Armenteros, J. (2002). El mundo contemporáneo. Estudios y Reflexiones. Granada: U. Granada

Silva, A. M. (2013). Sistema político da UE: arquitetura, funcionamento e teorização. Coimbra: Almedina.