Novas Perspetivas em História Moderna II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03017989
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Cabe ao professor apresentar as problemáticas, orientar o estudo e estimular o debate.

Aos estudantes compete fazer um trabalho aturado de leituras bibliográficas e de investigação. Os resultados do seu estudo serão apresentados oralmente e debatidos nos seminários, assumindo ainda forma escrita: recensões críticas e trabalhos de investigação.

Prevê-se a participação pontual de especialistas convidados para aprofundamento e debate de temas relativos a trabalhos de investigação em curso.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes ficarão habilitados a: conhecer os principais campos da agenda historiográfica atual bem como as problemáticas e metodologias inerentes à pesquisa de novos objetos historiográficos; ficarão ainda mais aptos para captar a complexidade das sociedades e das culturas da época moderna, o que lhes permitirá efetuar análises mais densas; consolidarão ainda competências no sentido do reforço da autonomia na investigação e na construção do texto histórico.

Estágio(s)

Não

Programa

Os docentes da área de História Moderna têm experiência de investigação e de orientação de teses nas áreas da História Económica e Social, da História dos Poderes e das Instituições e da História da Cultura. O saber consolidado nestes campos permite traçar novos eixos de investigação, e de orientação de teses de doutoramento, em sintonia com a agenda historiográfica atual, nomeadamente com os que se articulam com os novos desafios colocados às humanidades pela agenda 2020 e que pretendem promover mudanças “societais”:

1. Instituições e crenças religiosas;

2. Representações culturais e simbólicas;

3. Transferências e mediações à escala global.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Margarida Sobral da Silva Neto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Araújo, A.C. (2003). A cultura das luzes em Portugal. Lisboa.

Bergin, J. (2014). The politics of religion in Early Modern France. New Heaven: Yale University Press.

Bethencourt, F. (2014). Racisms: From the cruzades to the twentieth century. Princepton University Press.

Cavallo, G; Chartier, R. (coord.) (1997). Historia de la lectura en el mundo occidental. Madrid: Taurus. 

Fumaroli, M (2013). La República de las Letras. Barcelona: Acantilado.

Marcocci, G.; Paiva, J.P (2013). História da Inquisição Portuguesa. Lisboa: Esfera dos Livros.

Prosperi, A. (2011). Il semme dell´intolleranza. Ebrei, eretici, selvaggi: Granada 1492. Roma;Bari, Laterza.

Sachsenmaier, D. (2011). Global perspectives on Global History. Cambridge University Press.

Xavier, A. Barreto; Zupanov, I. (2015). Catholic orientalism. Portuguese empire, Indian knowledge (XVI-XVIII centuries). Oxford: Oxford University Press.