Novas Perspetivas em História Moderna II
1
2019-2020
03017989
História
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Cabe ao professor apresentar as problemáticas, orientar o estudo e estimular o debate.
Aos estudantes compete fazer um trabalho aturado de leituras bibliográficas e de investigação. Os resultados do seu estudo serão apresentados oralmente e debatidos nos seminários, assumindo ainda forma escrita: recensões críticas e trabalhos de investigação.
Prevê-se a participação pontual de especialistas convidados para aprofundamento e debate de temas relativos a trabalhos de investigação em curso.
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes ficarão habilitados a: conhecer os principais campos da agenda historiográfica atual bem como as problemáticas e metodologias inerentes à pesquisa de novos objetos historiográficos; ficarão ainda mais aptos para captar a complexidade das sociedades e das culturas da época moderna, o que lhes permitirá efetuar análises mais densas; consolidarão ainda competências no sentido do reforço da autonomia na investigação e na construção do texto histórico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os docentes da área de História Moderna têm experiência de investigação e de orientação de teses nas áreas da História Económica e Social, da História dos Poderes e das Instituições e da História da Cultura. O saber consolidado nestes campos permite traçar novos eixos de investigação, e de orientação de teses de doutoramento, em sintonia com a agenda historiográfica atual, nomeadamente com os que se articulam com os novos desafios colocados às humanidades pela agenda 2020 e que pretendem promover mudanças “societais”:
1. Instituições e crenças religiosas;
2. Representações culturais e simbólicas;
3. Transferências e mediações à escala global.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Margarida Sobral da Silva Neto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Araújo, A.C. (2003). A cultura das luzes em Portugal. Lisboa.
Bergin, J. (2014). The politics of religion in Early Modern France. New Heaven: Yale University Press.
Bethencourt, F. (2014). Racisms: From the cruzades to the twentieth century. Princepton University Press.
Cavallo, G; Chartier, R. (coord.) (1997). Historia de la lectura en el mundo occidental. Madrid: Taurus.
Fumaroli, M (2013). La República de las Letras. Barcelona: Acantilado.
Marcocci, G.; Paiva, J.P (2013). História da Inquisição Portuguesa. Lisboa: Esfera dos Livros.
Prosperi, A. (2011). Il semme dell´intolleranza. Ebrei, eretici, selvaggi: Granada 1492. Roma;Bari, Laterza.
Sachsenmaier, D. (2011). Global perspectives on Global History. Cambridge University Press.
Xavier, A. Barreto; Zupanov, I. (2015). Catholic orientalism. Portuguese empire, Indian knowledge (XVI-XVIII centuries). Oxford: Oxford University Press.