Geologia de Engenharia

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01003870
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Geologia Geral, Mineralogia, Geologia Estrutural.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios, modelos e teorias e aplicações da Geologia de Engenharia. Forte incidência na capacidade de observação e interpretação dos dados obtidos.

Aulas teórico-práticas em que os alunos resolvem exercícios envolvendo as classificações geotécnicas de solos, as fases dos solos, as pressões intersticiais da água e a análise cinemática da estabilidade de taludes em maciços rochosos.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer e utilizar os conceitos e princípios da Geologia de Engenharia (GE).

2. Estudar os fenómenos geológicos (e.g.: subsidência, assentamentos, instabilidade de taludes, sismos) e caracterizar as propriedades dos materiais naturais com influências nas aplicações à engenharia, propondo e implementando as medidas adequadas ao bom desempenho.

3. Planificar, executar, avaliar e interpretar os trabalhos necessários aos estudos geológicos e geotécnicos, em solos e em rochas, recorrendo aos métodos e às técnicas adequadas de campo e de laboratório, no contexto de atividades de construção e de proteção do ambiente.

4. Preparar, processar, interpretar e comunicar, nas formas oral e escrita, os resultados obtidos no decorrer dos estudos de GE.

5. Valorizar a GE como suporte para uma melhor qualidade de vida, para maximizar a segurança e a economia de obras (e.g.: barragens, vias de comunicação, pontes, edifícios), e a qualidade dos materiais geológicos empregues.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A Geologia de Engenharia (GE), seu enquadramento e importância.

2. Caracterização e classificações geotécnicas de solo, maciço terroso, de rocha e maciço rochoso.

3. Prospeção geológico-geotécnica. Modelos em GE.

4. Metodologia dos estudos de GE. Estudos geológicos e geotécnicos em obras subterrâneas, barragens e aproveitamentos hidroelétricos, vias de comunicação, fundações de edifícios e estabilidade de taludes.

5. Materiais geológicos de construção.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Gomes Cabral Santarém Andrade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Exame: 90.0%

Bibliografia

Bieniawski, Z. (1989). Engineering rock mass classifications: A complete manual for engineers and geologists in mining, civil, and petroleum engineering. John Wiley & Sons.

Look, B.G. (2014). Handbook of Geotechnical Investigation and Design Tables, 1–398. Obtido de www.crcpress.com – www.taylorandfrancis.com

Hoek, E., & Diederichs, M.S. (2013). Quantification of the Geological Strength Index Chart. 47th US Rock Mechanics / Geomechanics Symposium held in San Francisco, CA, USA June 23-26, 2013, 9. https://doi.org/10.1017/jsl.2013.21

Oliveira, R. (2010). Geologia de engenharia. Génese, evolução e situação actual. Geotecnia, 3–13.

Vallejo, L.l.G., & Ferrer, M. (2011). Geological Engineering. CRC Press.

Vallejo, L.l.G., Ferrer, M., Ortuño, L., & Oteo, C. (2002). Ingeniería Geológica (1st ed.). Prentice Hall.