Leitura e Escrita do Português para Lusodescendentes
1
2015-2016
02030155
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
E-learning
Semestral
1.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Metodologias:
Leitura e audição de textos e realização de exercícios diversos.
Produção de textos escritos, correção individualizada por docente e reescrita pelo aluno.
Resultados de Aprendizagem
No final do curso os estudantes devem ser capazes de:
- compreender textos simples sobre assuntos conhecidos
- localizar informações específicas em diferentes tipos de textos
- escrever textos simples e coesos sobre assuntos do seu interesse
- descrever acontecimentos, exprimir sentimentos e desejos, por exemplo em cartas pessoais
- compreender e aplicar as estruturas gramaticais necessárias aos objetivos anteriores
- compreender e aplicar vocabulário relacionado com os temas abordados
Estágio(s)
NãoPrograma
Estruturas e uso da língua: Formas de tratamento; Conjugação verbal; Uso de tempos e modos verbais; Verbos e a estrutura da frase; Uso dos artigos; Uso de preposições, Pronomes; Uso de conjunções e outros conectores textuais; Aspetos de ortografia e pontuação.
Temas: Dados pessoais e biográficos; Quotidiano; Contactos; Conhecer Portugal.
Tipos de texto: anúncio, canção, carta, currículo, e-mail, entrevista, texto de jornal, texto informativo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Produção escrita de textos: 50.0%
Realização das atividades: 50.0%
Bibliografia
Alongside course materials, which will be produced for this specific target audience, students who want other resources can also use:
a) Dictionaries, especially bilingual dictionaries (Portuguese and the language spoken in the country)
b) Grammar and exercise books, for instance:
-Lemos, Helena (2013): Dialogar em Português A1/A2. Lisboa: Lidel.
c) Online resources such as:
- Priberam dictionary: http://www.priberam.pt/DLPO/
- Michaelis dictionaries: http://michaelis.uol.com.br/
Para além dos materiais a disponibilizar para o curso, concebidos tendo em vista as características do público-alvo, os alunos que queiram complementar os seus conhecimentos poderão também recorrer a outros materiais:
a) Dicionários, sobretudo bilingues, de Português e da língua do país de residência
b) Gramáticas e livros de exercícios, por exemplo:
-Lemos, Helena (2013): Dialogar em Português A1/A2. Lisboa: Lidel.
c) Recursos em linha, por exemplo:
- dicionário Priberam: http://www.priberam.pt/DLPO/
- dicionários Michaelis: http://michaelis.uol.com.br/