Linguística Portuguesa C1+
1
2018-2019
02030098
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
4.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
N/a
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos temas assenta em exposições, a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares) e de tratamento de dados empíricos. Assim, a metodologia utilizada interseta o método ativo e expositivo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa, primordialmente, desenvolver nos/as alunos/as a consciência de aspetos formais da língua portuguesa que constituem áreas críticas para os aprendentes de PL2.
No final do semestre o/a aluno/a deve ser capaz de:
– identificar as principais áreas críticas dos aprendentes de PL2;
– reconhecer desvios, nos domínios linguísticos constantes no programa;
– em situações determinadas, detetar e corrigir desvios nas produções linguísticas próprias e alheias.
Estágio(s)
NãoPrograma
Áreas críticas dos aprendentes de PL2
1. Uma visão geral dos desvios de produção de aprendentes de PL2
2. Estruturas específicas:
2.1. Concordância nominal em número e em género
2.2. Concordância verbal
2.3. Propriedades de seleção categorial dos verbos.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Conceição Carapinha Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
AA (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha. Disponível em http://dt.dgidc.min-edu.pt/
DUARTE, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: UA.
LEIRIA, I. (2006). Léxico, aquisição e ensino do Português europeu língua não materna. Lisboa: FCG/FCT.