Estruturas da Língua Portuguesa C1+

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02030059
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

N/a

Métodos de Ensino

Leitura de textos, com trabalho de interpretação e exploração dos aspetos linguísticos relevantes, numa interação permanente entre docente e discentes; Exercícios realizados na aula, tendo em vista a sistematização dos tópicos contemplados no programa.

 

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver a proficiência linguístico-comunicativa dos/as alunos/as, na oralidade e na escrita, tendo em vista a promoção da sua autonomia na realização de tarefas de compreensão e produção de um leque diversificado de discursos/textos, progressivamente mais longos e complexos, de acordo com as orientações do QECRL.

Competências:

Ao terminar a unidade curricular, o/a aluno deverá ser capaz de:

(i)            produzir discursos orais fluentes, claros e bem estruturados, adequados a diferentes situações de comunicação;

(ii)           interpretar e produzir textos escritos formal e tematicamente diversos;

(iii)          revelar um domínio avançado do léxico e das estruturas gramaticais do português, bem como dos mecanismos que permitem construir diferentes tipos de discursos/textos coesos e coerentes.

Estágio(s)

Não

Programa

1.             Interpretação e exploração ao nível da língua de textos de natureza distinta

2.             Léxico e gramática

2.1.          Estruturas lexicais e gramaticais mobilizadas na construção do texto em português

2.1.2. Cadeias de referência: anáforas pronominais, lexicais, adverbiais; sujeito nulo anafórico

2.1.3. Conectores de coordenação

2.1.4. Conectores de subordinação adverbial

2.1.5. Conectores textuais/discursivos

2.2. A expressão de valores modais em português

2.3. Colocações e idiomatismos

Docente(s) responsável(eis)

Sara Margarida dos Santos Feio de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalhos realizados em casa: 20.0%
Exame final: 40.0%
Participação ativa e pertinente nas aulas: 40.0%

Bibliografia

Raposo, E. et al. (orgs.) (2013) Gramática do Português, vols. 1 e 2. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Lopes, A.C.M. & Carapinha, C. (2013) Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina.