Literaturas de Língua Portuguesa C1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02030002
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

N/a

Métodos de Ensino

Aulas práticas, incidindo na leitura, interpretação e comentário de textos. Será fornecido aos/às estudantes um corpus de textos selecionados, a partir dos quais se desenvolverá um trabalho de exploração linguística e cultural. Para além da participação oral, serão solicitados às/aos estudantes trabalhos individuais de pesquisa e de aprofundamento das matérias tratadas nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Num primeiro contacto com a literatura de língua portuguesa, os/as estudantes deverão conhecer autores relevantes do espaço lusófono (em particular português), aprendendo a contextualizá-los. O objetivo principal será a análise de textos que permitam uma abordagem da língua, da história e da cultura de forma articulada. Deverão ser capazes de interpretar e comentar textos curtos, em diferentes registos, e familiarizar-se com formas indiretas de significação (conotação, comparação, metáfora...).

Estágio(s)

Não

Programa

1. A literatura de língua portuguesa: introdução. A produção literária no âmbito da tradição europeia e o seu desenvolvimento nos espaços coloniais. Aspetos atuais da diversidade cultural expressa num idioma comum.

2. Poesia de língua portuguesa: grandes poetas portugueses e brasileiros. Contextualização histórico-literária dos autores; interpretação e análise dos textos; particularidades expressivas da linguagem poética.

3. Prosa literária de língua portuguesa: leitura, interpretação e comentário de contos/textos breves de autores portugueses e africanos contemporâneos. A ficção como representação de diferentes realidades culturais; observação dos diferentes usos da língua.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula dos Santos Duarte Arnaut

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Exame escrito final: 50.0%
Avaliação contínua, com base na participação oral e em pequenos trabalhos individuais: 50.0%

Bibliografia

Antologia do Conto Português Contemporâneo (A. Salema, org.). Lisboa: ICALP, 1984. Disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/literatura-1.html

Antologia de Poesia Brasileira do Século XX (Org. de Jorge Henrique Bastos). Lisboa: Antígona, 2001.

Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa: Verbo.

Em Busca da Felicidade (Dez histórias). Lisboa: Dom Quixote, 2009.

“Figuras da Literatura Portuguesa” - http://cvc.instituto-camoes.pt/base3/figuras-da-cultura-portuguesa.html#.U12VNBzP8c8

Buescu, M. Leonor C., History of Literature. Lisboa: INCM, 1991. Disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/literatura-1.html?limit=20&limitstart=40

Saraiva, António José, Iniciação na Literatura Portuguesa. Lisboa: Gradiva, 1994.