Linguística Portuguesa C1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029998
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

N/a

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos temas  assenta em exposições, a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares) e de tratamento de dados empíricos. Assim, a metodologia utilizada interseta o método ativo e expositivo.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, os/as alunos/as devem ser capazes de:

a)             identificar as classes a que pertencem as palavras da língua portuguesa com base em critérios formais (morfológicos e sintáticos);

b)            reconhecer os constituintes de palavras morfologicamente complexas;

c)             reconhecer os processos de formação de palavras em português;

d)            aplicar os conhecimentos metalinguísticos adquiridos nos usos orais e escritos da língua.

Pretende-se promover nos/as estudantes:

a)             um conhecimento explícito e sistematizado sobre as propriedades formais (sobretudo morfológicas e sintáticas) das palavras da língua portuguesa;

b)            a capacidade de identificar as formas e funções dos constituintes de palavras morfologicamente complexas;

c)             a expansão do léxico recetivo e produtivo de PL2.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conhecer as palavras.

1.1. O que significa saber uma palavra?

1.2. Fatores promotores e inibidores da aprendibilidade de uma palavra numa língua não materna.

2. A identificação de classes de palavras: critérios formais (sintáticos e morfológicos).

3. Palavras variáveis e invariáveis.

3.1. Estrutura interna de palavras variáveis.

3.2. Aspetos da flexão nominal e verbal.

4. Classes abertas e fechadas de palavras.

4.1.Principais processos de enriquecimento das classes abertas de palavras:

4.1.1. Derivação

4.1.2. Composição

4.2.Processos menos produtivos de enriquecimento das classes abertas de palavras.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Abel Rodrigues Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

AAVV (2008) Dicionário terminológico para consulta em linha. Disponível em http://dt.dgidc.min-edu.pt/

DUARTE, I. (2000) Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: UA.

LEIRIA, I. (2006) Léxico, aquisição e ensino do Português europeu língua não materna. Lisboa: FCG/FCT.

MARTINS, C. (2008) O módulo “Funcionamento da Língua” dos programas de Português à luz da nova “Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário”. In C. MARTINS et al. (org.) Os programas de Português dos ensinos básico e secundário. Actas das III Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. Coimbra: ILLP/FLUC, 147-175.

MATEUS, M. H. M. et al. (2003) Gramática da língua portuguesa, 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho.

PERES, J.; MÓIA, T. (1995) Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.

RAPOSO, E.B.P. et al. (orgs.) (2013) Gramática do Português, vols. I e II. Lisboa: FCG.

RIO-TORTO, G. et al. (2013) Gramática Derivacional do Português. Coimbra: IUC.