Linguística Portuguesa C1
1
2021-2022
02029998
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
4.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
N/a
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos temas assenta em exposições, a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares) e de tratamento de dados empíricos. Assim, a metodologia utilizada interseta o método ativo e expositivo.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os/as alunos/as devem ser capazes de:
a) identificar as classes a que pertencem as palavras da língua portuguesa com base em critérios formais (morfológicos e sintáticos);
b) reconhecer os constituintes de palavras morfologicamente complexas;
c) reconhecer os processos de formação de palavras em português;
d) aplicar os conhecimentos metalinguísticos adquiridos nos usos orais e escritos da língua.
Pretende-se promover nos/as estudantes:
a) um conhecimento explícito e sistematizado sobre as propriedades formais (sobretudo morfológicas e sintáticas) das palavras da língua portuguesa;
b) a capacidade de identificar as formas e funções dos constituintes de palavras morfologicamente complexas;
c) a expansão do léxico recetivo e produtivo de PL2.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conhecer as palavras.
1.1. O que significa saber uma palavra?
1.2. Fatores promotores e inibidores da aprendibilidade de uma palavra numa língua não materna.
2. A identificação de classes de palavras: critérios formais (sintáticos e morfológicos).
3. Palavras variáveis e invariáveis.
3.1. Estrutura interna de palavras variáveis.
3.2. Aspetos da flexão nominal e verbal.
4. Classes abertas e fechadas de palavras.
4.1.Principais processos de enriquecimento das classes abertas de palavras:
4.1.1. Derivação
4.1.2. Composição
4.2.Processos menos produtivos de enriquecimento das classes abertas de palavras.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Abel Rodrigues Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
AAVV (2008) Dicionário terminológico para consulta em linha. Disponível em http://dt.dgidc.min-edu.pt/
DUARTE, I. (2000) Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: UA.
LEIRIA, I. (2006) Léxico, aquisição e ensino do Português europeu língua não materna. Lisboa: FCG/FCT.
MARTINS, C. (2008) O módulo “Funcionamento da Língua” dos programas de Português à luz da nova “Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário”. In C. MARTINS et al. (org.) Os programas de Português dos ensinos básico e secundário. Actas das III Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. Coimbra: ILLP/FLUC, 147-175.
MATEUS, M. H. M. et al. (2003) Gramática da língua portuguesa, 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho.
PERES, J.; MÓIA, T. (1995) Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.
RAPOSO, E.B.P. et al. (orgs.) (2013) Gramática do Português, vols. I e II. Lisboa: FCG.
RIO-TORTO, G. et al. (2013) Gramática Derivacional do Português. Coimbra: IUC.