Comunicação Oral A2
1
2021-2022
02029866
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
8.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
N/a
Métodos de Ensino
• Exercícios de compreensão oral;
• Compreensão/ interpretação de textos;
• Interação verbal professora-alunos e inter pares;
• Interação oral motivada por simulação de situações de uso quotidianas e regulada pelos distintos registos de língua;
• Exposição teórica;
• Aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:
(i) compreender expressões e palavras-chave relacionadas com áreas de prioridade, desde que o discurso seja articulado de forma clara;
(ii) compreender anúncios, mensagens e orientações proferidas de forma clara;
(iii) compreender o assunto de uma discussão a que assiste quando a mesma é realizada de forma clara;
(iv) comunicar no âmbito de tarefas habituais;
(v) participar em pequenas conversas em contextos habituais e sobre assuntos de interesse com razoável à-vontade compreendendo o essencial;
(vi) lidar com um número limitado de perguntas diretas feitas após uma exposição;
(vii) descrever a família, outras pessoas, as condições de vida, o percurso escolar e o trabalho atual ou mais recente;
(viii) fazer uma exposição curta, ensaiada, acerca de um assunto pertinente na sua vida diária;
(ix) explicar as suas opiniões, planos e ações.
Estágio(s)
NãoPrograma
(Para além da operacionalização e uso, em textos orais, dos conteúdos gramaticais abordados no programa de Estruturas da Língua, serão trabalhados os seguintes aspetos:
a) Seleção semântico-categorial de alguns verbos do quotidiano
TOMAR (banho/café/cuidado), TIRAR, (fotografias/a roupa), FAZER (amigos/as malas/tempo), PASSAR (um bom bocado/bem/por X lugar/a ferro/um cheque/ férias), APANHAR (sol/gripe/o autocarro/X do chão), PERDER (um jogo/ a carteira/ o comboio/ tempo), VIRAR (à direita/ a página), PARTIR (para X lugar/uma perna/ um copo), FICAR (bem/ contente/ em casa/ longe)
b) Semântica lexical
•Antonímia
•Sinonímia
c) Aspetos sociolinguísticos e pragmáticos:
•Formas de tratamento em Portugal
•Dêixis pessoal e espacial
•Atos ilocutórios básicos
d) Tipologia textual:
•Texto descritivo
•Texto dialogal
•Texto narrativo
•Texto expositivo com expressão de pontos de vista
Docente(s) responsável(eis)
Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco
Cristina Isabel Garcia Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Exame Final: 40.0%
Avaliação contínua: 60.0%
Bibliografia
Lemos, Helena (2013) Dialogar em Português. Lisboa: Lidel.
Oliveira, Carla (2008) Aprender Português. Compreensão Oral 2. Lisboa: Texto Editores.
Dicionário a consultar/Reference dictionary:
Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Porto: Porto Editora.