Comunicação Oral A2

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02029866
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

N/a

Métodos de Ensino

•              Exercícios de compreensão oral;

•              Compreensão/ interpretação de textos;

•              Interação verbal professora-alunos e inter pares;

•              Interação oral motivada por simulação de situações de uso quotidianas e regulada pelos distintos registos de língua;

•              Exposição teórica;

•              Aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:

(i)            compreender expressões e palavras-chave relacionadas com áreas de prioridade, desde que o discurso seja articulado de forma clara;

(ii)           compreender anúncios, mensagens e orientações proferidas de forma clara;

(iii)          compreender o assunto de uma discussão a que assiste quando a mesma é realizada de forma clara;

(iv)          comunicar no âmbito de tarefas habituais;

(v)           participar em pequenas conversas em contextos habituais e sobre assuntos de interesse com razoável à-vontade compreendendo o essencial;

(vi)          lidar com um número limitado de perguntas diretas feitas após uma exposição;

(vii)         descrever a família, outras pessoas, as condições de vida, o percurso escolar e o trabalho atual ou mais recente;

(viii)        fazer uma exposição curta, ensaiada, acerca de um assunto pertinente na sua vida diária;

(ix)          explicar as suas opiniões, planos e ações.

Estágio(s)

Não

Programa

(Para além da operacionalização e uso, em textos orais, dos conteúdos gramaticais abordados no programa de Estruturas da Língua, serão trabalhados os seguintes aspetos:
a) Seleção semântico-categorial de alguns verbos do quotidiano
TOMAR (banho/café/cuidado), TIRAR, (fotografias/a roupa), FAZER (amigos/as malas/tempo), PASSAR (um bom bocado/bem/por X lugar/a ferro/um cheque/ férias), APANHAR (sol/gripe/o autocarro/X do chão), PERDER (um jogo/ a carteira/ o comboio/ tempo), VIRAR (à direita/ a página), PARTIR (para X lugar/uma perna/ um copo), FICAR (bem/ contente/ em casa/ longe)
b) Semântica lexical
•Antonímia
•Sinonímia
c) Aspetos sociolinguísticos e pragmáticos:
•Formas de tratamento em Portugal
•Dêixis pessoal e espacial
•Atos ilocutórios básicos
d) Tipologia textual:
•Texto descritivo
•Texto dialogal
•Texto narrativo
•Texto expositivo com expressão de pontos de vista

Docente(s) responsável(eis)

Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco

Cristina Isabel Garcia Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Exame Final: 40.0%
Avaliação contínua: 60.0%

Bibliografia

Lemos, Helena (2013) Dialogar em Português. Lisboa: Lidel.

Oliveira, Carla (2008) Aprender Português. Compreensão Oral 2. Lisboa: Texto Editores.

 

Dicionário a consultar/Reference dictionary:

Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Porto: Porto Editora.