Comunicação Oral A2
1
2017-2018
02029866
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
8.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
N/a
Métodos de Ensino
• Exercícios de compreensão oral;
• Compreensão/ interpretação de textos;
• Interação verbal professora-alunos e inter pares;
• Interação oral motivada por simulação de situações de uso quotidianas e regulada pelos distintos registos de língua;
• Exposição teórica;
• Aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:
(i) compreender expressões e palavras-chave relacionadas com áreas de prioridade, desde que o discurso seja articulado de forma clara;
(ii) compreender anúncios, mensagens e orientações proferidas de forma clara;
(iii) compreender o assunto de uma discussão a que assiste quando a mesma é realizada de forma clara;
(iv) comunicar no âmbito de tarefas habituais;
(v) participar em pequenas conversas em contextos habituais e sobre assuntos de interesse com razoável à-vontade compreendendo o essencial;
(vi) lidar com um número limitado de perguntas diretas feitas após uma exposição;
(vii) descrever a família, outras pessoas, as condições de vida, o percurso escolar e o trabalho atual ou mais recente;
(viii) fazer uma exposição curta, ensaiada, acerca de um assunto pertinente na sua vida diária;
(ix) explicar as suas opiniões, planos e ações.
Estágio(s)
NãoPrograma
(Para além da operacionalização e uso, em textos orais, dos conteúdos gramaticais abordados no programa de Estruturas da Língua, serão trabalhados os seguintes aspetos:
a) Seleção semântico-categorial de alguns verbos do quotidiano
TOMAR (banho/café/cuidado), TIRAR, (fotografias/a roupa), FAZER (amigos/as malas/tempo), PASSAR (um bom bocado/bem/por X lugar/a ferro/um cheque/ férias), APANHAR (sol/gripe/o autocarro/X do chão), PERDER (um jogo/ a carteira/ o comboio/ tempo), VIRAR (à direita/ a página), PARTIR (para X lugar/uma perna/ um copo), FICAR (bem/ contente/ em casa/ longe)
b) Semântica lexical
•Antonímia
•Sinonímia
c) Aspetos sociolinguísticos e pragmáticos:
•Formas de tratamento em Portugal
•Dêixis pessoal e espacial
•Atos ilocutórios básicos
d) Tipologia textual:
•Texto descritivo
•Texto dialogal
•Texto narrativo
•Texto expositivo com expressão de pontos de vista
Docente(s) responsável(eis)
Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia
Alexandra Maria Fernandes Baltazar
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Exame Final: 40.0%
Avaliação contínua: 60.0%
Bibliografia
Lemos, Helena (2013) Dialogar em Português. Lisboa: Lidel.
Oliveira, Carla (2008) Aprender Português. Compreensão Oral 2. Lisboa: Texto Editores.
Dicionário a consultar/Reference dictionary:
Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Porto: Porto Editora.