Comunicação Oral A2

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02029866
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

N/a

Métodos de Ensino

•              Exercícios de compreensão oral;

•              Compreensão/ interpretação de textos;

•              Interação verbal professora-alunos e inter pares;

•              Interação oral motivada por simulação de situações de uso quotidianas e regulada pelos distintos registos de língua;

•              Exposição teórica;

•              Aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:

(i)            compreender expressões e palavras-chave relacionadas com áreas de prioridade, desde que o discurso seja articulado de forma clara;

(ii)           compreender anúncios, mensagens e orientações proferidas de forma clara;

(iii)          compreender o assunto de uma discussão a que assiste quando a mesma é realizada de forma clara;

(iv)          comunicar no âmbito de tarefas habituais;

(v)           participar em pequenas conversas em contextos habituais e sobre assuntos de interesse com razoável à-vontade compreendendo o essencial;

(vi)          lidar com um número limitado de perguntas diretas feitas após uma exposição;

(vii)         descrever a família, outras pessoas, as condições de vida, o percurso escolar e o trabalho atual ou mais recente;

(viii)        fazer uma exposição curta, ensaiada, acerca de um assunto pertinente na sua vida diária;

(ix)          explicar as suas opiniões, planos e ações.

Estágio(s)

Não

Programa

(Para além da operacionalização e uso, em textos orais, dos conteúdos gramaticais abordados no programa de Estruturas da Língua, serão trabalhados os seguintes aspetos:
a) Seleção semântico-categorial de alguns verbos do quotidiano
TOMAR (banho/café/cuidado), TIRAR, (fotografias/a roupa), FAZER (amigos/as malas/tempo), PASSAR (um bom bocado/bem/por X lugar/a ferro/um cheque/ férias), APANHAR (sol/gripe/o autocarro/X do chão), PERDER (um jogo/ a carteira/ o comboio/ tempo), VIRAR (à direita/ a página), PARTIR (para X lugar/uma perna/ um copo), FICAR (bem/ contente/ em casa/ longe)
b) Semântica lexical
•Antonímia
•Sinonímia
c) Aspetos sociolinguísticos e pragmáticos:
•Formas de tratamento em Portugal
•Dêixis pessoal e espacial
•Atos ilocutórios básicos
d) Tipologia textual:
•Texto descritivo
•Texto dialogal
•Texto narrativo
•Texto expositivo com expressão de pontos de vista

Docente(s) responsável(eis)

Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia

Alexandra Maria Fernandes Baltazar

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Exame Final: 40.0%
Avaliação contínua: 60.0%

Bibliografia

Lemos, Helena (2013) Dialogar em Português. Lisboa: Lidel.

Oliveira, Carla (2008) Aprender Português. Compreensão Oral 2. Lisboa: Texto Editores.

 

Dicionário a consultar/Reference dictionary:

Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Porto: Porto Editora.