Petrologia Metamórfica
0
2025-2026
01003760
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deverá ter conhecimentos sólidos de: Mineralogia, Geologia Geral, Química Geral, Física Geral, Petrologia Ígnea, Petrologia Sedimentar e deve conseguir ler Inglês básico.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas e com resolução de questões. Estas aulas antecedem as aulas práticas no Laboratório de Petrografia, com uso de lupa, lupa binocular, microscópio petrográfico e câmara fotográfica digital para estudo de amostras de mão e de lâminas delegadas. Aula de campo.
Resultados de Aprendizagem
Dotar o estudante com conhecimento indispensável para:
1) Reconhecer as características dos principais tipos de rochas metamórficas; compreender os processos físico-químicos que estão na origem do metamorfismo, o posicionamento dos processos metamórficos no ciclo petrogenético e a relação entre o metamorfismo e os processos tectónicos globais.
2) Caracterizar e classificar rochas metamórficas utilizando metodologias e técnicas de laboratório e de campo; relacionar a fábrica, estrutura, textura, mineralogia e composição química das rochas metamórficas com os seus protólitos e processos petrogenéticos.
3) Ter capacidade de descrever, de forma escrita e oral, as características das rochas metamórficas e seus processos de formação, utilizando terminologia específica.
4) Ter capacidade de compreender e descrever autonomamente exemplos não lecionados nas aulas formais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Definição e limites do metamorfismo.
2. O Metamorfismo e o ciclo petrogenético.
3. Fatores e tipos de metamorfismo.
4. Fábricas, estruturas e texturas das rochas metamórficas.
5. Origem das clivagens, laminações e texturas metamórficas.
6. Relações blastése-deformação.
7. Sistemática das rochas metamórficas - critérios.
8. Mineralogia das rochas metamórficas.
9. Grupos composicionais das rochas metamórficas.
10. Minerais críticos, isógradas e zonas.
11. Associações, reações e equilíbrio no metamorfismo.
12. Diagramas de fases.
13. Fácies de metamorfismo.
14. Metamorfismo de contacto.
15. Metamorfismo orogénico.
16. Metamorfismo dinâmico e milonitos.
17. Ultrametamorfismo e migmatitos.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela da Vinha Guerreiro da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 30.0%
Exame: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Bibliografia
Best, M. G. (2003). Igneous and Metamorphic Petrology. Blackwel Publishing
Blatt, H., Tracy, R. & Owens, B. (2006). Petrology – Igneous, Sedimentary, and Metamorphic. W. H. Freeman.
Vernon, R.H. (2004) - A pratical guide to rock microstructure. Cambridge.
Vernon, R.H e Clarke, G. L. (2009) - Principles of Metamorphic Petrology. Cambridge.
Winter, J.D. (2001). An Introduction to Igneous and Metamorphic Petrology. Prentice Hall.
Yardley, B.W.D; MacKenzie, W.S., Guilford, C. (1997)- versão espanhola - Atlas de rocas metamórficas e sus texturas
Apontamentos coligidos pela professora.