A Geografia das Migrações no Cinema. Abordagem Didática em Contexto de Sala de Aula

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02029834
Área Científica
Ciências Sociais, Comércio e Direito
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

No que concerne aos módulos 1 e 2, a metodologia de ensino consistirá na apresentação expositiva dos conteúdos.

O módulo 3 e o 4 apresentam uma vertente mais analítica. Inicialmente irão ser visualizadas as obras indicadas e, relacionando com a matéria anteriormente estudada, serão construídos guiões fílmicos com o objetivo de orientar os alunos em contexto de sala de aula antes, durante e depois da apresentação cinematográfica.

Resultados de Aprendizagem

Neste curso pretende-se que, num primeiro momento introdutório, os formandos adquiram conhecimentos sobre terminologia conceptual teórica no contexto temático da Geografia das Migrações, bem como sobre a realidade prática e/imigratória portuguesa.

Posteriormente irão ser apresentados recursos fílmicos que focam experiências migratórias, na relação do individuo migrante com o(s) espaço(s) e com a(s) sociedade(s) – origem e destino – numa lógica multiterritorial. Nessa lógica, discutir-se-ão os conteúdos cinematográficos, associados à componente teórica e prática. Serão construídos instrumentos de trabalho cujo objetivo principal é o de explorar o filme enquanto recurso didático válido para o processo de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1 – Terminologia, teorias e modelos em Geografia das Migrações

Módulo 2 – Cais de partida, cais de chegada na Geografia da e/imigração portuguesa

Módulo 3 – Os recursos fílmicos e a ciência geográfica: ficção na ciência, ciência ficcionada na sala de aula

Módulo 4 - As experiências migratórias retratadas em filme: análise de várias obras e construção de instrumentos de visualização, análise e discussão fílmica.

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Grilo Velez de Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação de um “Caderno de Materiais – Análise Fílmica em Geografia das Migrações”: 100.0%

Bibliografia

Filmografia | Filmography:

Pátio das Cantigas (1942), Real. Francisco Ribeiro, Portugal.

O Grande Elias (1950) Real. Arthur Duarte, Portugal.

Sonhar é fácil (1951), Real. Perdigão Queiroga, Portugal.

Cinco dias, cinco noites (1996), Real. José Fonseca e Costa, Portugal.

Duplo exílio (2001), Real.Artur Ribeiro, Portugal e EUA.

Ganhar a vida (2001), Real.João Canijo, Portugal.

A gaiola dourada (2013), Real.Ruben Alves, França.

Azevedo, A.F. (2006). Geografia e Cinema. Representações culturais do espaço, lugar e paisagem na cinematografia portuguesa. Tese de Doutoramento em Geografia, Universidade do Minho. Disponível (13/05/2014) em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6715

Duque, A. (2013) - O cinema na construção e promoção de territórios turísticos: a imagem do rural no cinema português. Tese de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento, Universidade de Coimbra. Disponível (27/02/2014) em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/24547

Fernandes, João Luís Jesus (2001):"Images and paradigms of development in rural spaces: a reflection at the end of the millennium, based on the territories in certain films"; in Stanko Pelc (ed.), Developmental problems in marginal areas: local initiative versus national and international regulation, proceedings of MARIN 2000; University of Ljubljana, Eslovénia

Malheiros, J. (2011). Portugal 2010: o regresso do país de emigração? Janus.Net, 1(2), 133-142. Disponível (13/05/2014) em: http://observare.ual.pt/janus.net/images/stories/PDF/vol2_n1/pt/pt_vol2_n1_not3.pdf

Peixoto, João (2012) – A emigração portuguesa hoje: o que sabemos e o que não sabemos. SOCIUS Working Papers, nº5, Universidade Técnica de Lisboa. Disponível (13/05/2014) em:

 http://pascal.iseg.utl.pt/~socius/publicacoes/wp/WP_5_2012.pdf

Velez de Castro, F. (2008). Europa do Outro. A imigração em Portugal no início do séc.XXI (…). ACIDI – Observatório da Imigração, Colecção Teses, nº 16, Lisboa.