Paleontologia
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2024-2025
01003735
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: expositivas, recorrendo a meios audiovisuais para facilitar a compreensão de conceitos, metodologias e modelos;
Aulas práticas: aplicação de conhecimentos teóricos a problemas práticos;
os alunos organizam-se em grupos e efetuam a planificação do trabalho de campo, ficando cada grupo responsável por uma das tarefas a desempenhar no dia da saída de campo.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular pretende contribuir para que os alunos compreendam:
1) o conceito de fóssil como testemunho de representações de formas de vida do Passado;
2) o registo fóssil como argumento de base da Teoria da Evolução;
3) a Tabela Geocronológica como expressão da História da Vida na Terra;
4) o Património Paleontológico como georrecursos não renováveis de índole cultural, indispensáveis no reforço da literacia científica dos cidadãos.
Competências a desenvolver:
Instrumentais: competência em análise e síntese, competência para resolver problemas, competência em comunicação oral e escrita.
Pessoais: competência em raciocínio crítico e competência em trabalho em equipas interdisciplinares.
Sistémicas: competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos, competência em planear e gerir, preocupação com a qualidade, competência em aprendizagem autónoma.
Estágio(s)
NãoPrograma
A Paleontologia e as outras ciências.
Fossilização. Biostratonomia e diagénese.
Sistemática e Taxonomia. Princípios de classificação. Regras de nomenclatura. Códigos de Nomenclatura Zoológica e Botânica. O indivíduo e a espécie. Categorias superiores.
Teoria da Evolução. Genética. Leis da evolução.
Biostratigrafia. Unidades estratigráficas. Fósseis-índice. Biozona e cronobiozona. Critérios para o estabelecimento de biozonas.
Modo de Vida. Icnologia: tipos de preservação e nomenclatura. O significado dos icnofósseis. Icnofácies. Taxiologia.
Ecologia. Fatores externos. Relações entre organismos. Comunidades.
Biogeografia. Princípios. Regiões biogeográficas atuais. A evolução histórica das províncias faunísticas. Os principais eventos da História da Vida na Terra.
Paleontologia Aplicada.
Paleontologia e Sociedade. Património Paleontológico.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Paiva Henriques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Briggs, E. G. & Crowther, P. R. ed. (1990) – “Palaeobiology. A synthesis”, Blackwell Sc. Publ., Oxford, 583 p.
Chacón, M. L. & Rivas, P. Eds. (2009) - "Paleontología de Invertebrados", Soc. Esp. Paleontología, Inst. Geol. Min. España, Univ. Oviedo & Univ. Granada, 524 p.
Carvalho, I. S. Ed. (2010) – “Paleontologia. Conceitos. Métodos”, Editora Interciência, Rio de Janeiro, Vol. 1, 734 p.
Carvalho, I. Ed. (2011) - "Paleontologia. Microfósseis. Paleoinvertebrados", Vol. 2, Editora Interciência, 531 p.
Domènech, R. & Martinell, J. (1996) – “Introducción a los fósiles”, Masson, Barcelona, 288 p.
Schemm-Gregory, M. & Henriques, M.H. (2013) – “Os braquiópodes da Coleção Krantz do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra/The brachiopods of the Krantz Collection of the University of Coimbra”, Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 262 p.
Ziegler, B. (1983) – “Introduction to Palaeobiology. General Palaeontology”, Ellis Horwood Ser. Geol., Chichester, 225 p.